A Apple já se envolveu em várias polêmicas envolvendo a bateria do iPhone, principalmente após admitir que o sistema reduz o desempenho do aparelho quando o componente já está muito desgastado. Várias melhorias foram feitas para que o usuário possa acompanhar a saúde da bateria desde então, mas uma mudança recente promete prolongar a vida útil da bateria do iPhone.
Por padrão, os dispositivos da Apple já utilizam um sistema dinâmico para recarregar as baterias internas. O primeiro estágio consiste em carregar até 80% da bateria em pouco tempo, o que pode ser útil em situações na qual o usuário precisa de uma quantidade considerável de bateria sem ter que esperar muito. Entre 80% e 100%, o dispositivo reduz a corrente elétrica transmitida para completar a carga lentamente e evitar o desgaste da bateria.
Para aliviar ainda mais o estresse das baterias, o iOS 13 conta com uma nova opção chamada “Carregamento Otimizado de Bateria”. Como a própria descrição diz, o sistema utilizará a inteligência artificial e os recursos de aprendizado de máquina para entender a rotina do usuário. Após alguns dias utilizando o iPhone com o iOS 13, o sistema será capaz de determinar em quais momentos o usuário deixa o celular conectado na energia para recarregar a bateria.
Dessa forma, o sistema irá interromper a recarga automaticamente ao atingir o nível de 80%. A recarga só será reativada momentos antes do horário em que o usuário costuma utilizar o iPhone. Para quem tem o costume de colocar o iPhone na tomada durante a noite, por exemplo, o iOS 13 interromperá a carga na madrugada e só deve retomá-la uma hora antes do despertador tocar.
Nada muda para o usuário, que ainda terá o aparelho com a bateria recarregada completamente ao retirá-lo da tomada. Porém será possível conservar ainda mais a vida útil da bateria, já que ela ficará em repouso durante algumas horas mesmo com o iPhone conectado na energia.
A opção pode ser encontrada nos ajustes de Bateria e o usuário pode desativá-la quando quiser. Afinal, há alguns casos em que o celular precisa ser recarregado fora da rotina e isso poderia confundir o sistema. Ao menos neste momento, só é possível utilizar essa otimização no iPhone — provavelmente porque o iPad utliza uma bateria muito maior e que demora mais para ser recarregada completamente.
Confira a página especial da Apple que explica mais detalhes sobre o funcionamento da bateria do iPhone, Mac e outros dispositivos.
Vale lembrar que o iOS 13 está em fase de testes e será liberado para todos os usuários em setembro deste ano.