Após vários rumores, o iOS 13 foi oficialmente apresentado hoje (3) pela Apple durante a abertura da WWDC 2019. O sistema operacional do iPhone e iPod touch recebeu diversas melhorias, incluindo o tão aguardado tema escuro. Além disso, o iPad se destacou e recebeu até mesmo uma versão especial do sistema — o iPadOS.
Assim como o macOS, o iOS 13 oferece um tema escuro para os usuários com a promessa de não forçar a visão durante a noite. Todos os aplicativos do sistema ficam com fundos escuros e desenvolvedores também podem adotar o recurso em seus apps. Nos iPhones com tela OLED, o recurso ainda ajuda a economizar a bateria do celular. O sistema traz novos planos de fundo dinâmicos que se ajustam aos temas claro e escuro.
O aplicativo Fotos foi redesenhado para tornar a navegação mais imersiva. As fotos e vídeos aparecem em tela cheia e são organizadas de nova forma, tudo com base em informações de aprendizado de máquina com inteligência artificial. Há ainda mais opções para editar as fotos, incluindo o controle de luz para aquelas que foram registradas em Modo Retrato. Além disso, agora também é possível editar vídeos dentro do app Fotos no iOS 13.
Para garantir a segurança e a privacidade dos usuários, o iOS 13 permitirá que os aplicativos utilizem o próprio ID Apple para se cadastrarem ao invés de uma conta do Facebook, por exemplo. Os dados não serão repassados ao desenvolvedor caso o usuário não queira. O sistema também traz inovações no HomeKit, especialmente no gerenciamento de câmeras de segurança. As filmagens serão sincronizadas no iCloud e podem ser acessadas em qualquer dispositivo da Apple.
Para o app Mapas, a Apple prometeu melhorar ainda mais seu banco de dados e as informações que são exibidas. O aplicativo agora permite adicionar locais favoritos para facilitar a busca por rotas e conta com navegação em 3D pelas ruas de algumas cidades.
A Apple trabalhou para que a voz da Siri seja mais natural no iOS 13, principalmente ao falar sentenças mais longas. A assistente também é capaz de fazer novos truques e o aplicativo Atalhos da Siri foi integrado ao sistema com ainda mais controles. No HomePod, a Siri será capaz de reconhecer diferentes vozes para que cada pessoa da casa possa utilizar o alto-falante de maneiras diferentes.
Usuários de AirPods agora podem habilitar uma opção para que a assistente leia todas as notificações recebidas e também podem dividir o áudio com os amigos. Se mais alguém estiver por perto com AirPods, os fones podem ser conectados ao mesmo iPhone ou iPad simultaneamente para reproduzir o mesmo conteúdo.
O iMessage no iOS 13 permite que cada usuário configure o seu perfil com nome e foto, que são exibidos para outras pessoas que ainda não possuem o contato adicionado na agenda. Além disso, os Memoji ganharam mais opções de personalização e serão liberados também para dispositivos mais antigos em forma de adesivos. Esses adesivos podem ser enviados tanto no iMessage quanto em outros apps, como WhatsApp e Telegram.
O aplicativo Lembretes foi completamente redesenhado e vários outros receberam melhorias significativas. O Mail, por exemplo, conta com botões para acesso rápido aos anexos e formatação. O teclado ganhou um “swype” nativo, que permite deslizar o dedo entre as teclas para digitar, e o indicador de volume ficou muito mais discreto.
De acordo com a Apple, o iOS 13 também deixa os dispositivos ainda mais rápidos ao abrir aplicativos e desbloquear com o Face ID.
iPadOS
O iPad ganhou tantas novidades com o iOS 13 que a Apple decidiu criar uma versão especial do sistema só para ele — o iPadOS. Embora seja o iOS em sua essência, o iPadOS desvincula o tablet do smartphone em alguns aspectos. Logo de cara nota-se que a tela inicial foi redesenhada com grade de ícones maior e a possibilidade de adicionar widgets ao lado.
A multitarefa foi aprimorada com o iPadOS e os apps em segundo plano podem ser facilmente acessados com apenas um gesto. Os desenvolvedores agora podem implementar visualização lado a lado para o mesmo aplicativo, algo que já existia no Safari e agora estará disponível em todo o sistema. Com isso, será possível abrir duas janelas diferentes do Notas ou do Word ao mesmo tempo, por exemplo.
Novas funções de anotação foram adicionadas para quem possui a Apple Pencil e, segundo a empresa, a latência ao utilizar a caneta é menor com o novo sistema operacional. O iPad pode até mesmo ser utilizado como monitor secundário do Mac com o novo iPadOS, incluindo o uso da Apple Pencil.
O sistema ganhou gerenciamento de fontes de terceiros, melhor interação com teclados e, pela primeira vez, aceita a conexão de mouse. O app Arquivos exibe mais informações e agora reconhece mídias externas como pendrive e cartão de memória. Usuários de iPad com o novo iPadOS podem baixar arquivos no Safari como em qualquer computador.
Disponibilidade
Tanto o iOS 13 quanto o iPadOS estão em fase de testes e só vão chegar ao público em setembro deste ano. Uma versão pública de testes será liberada em julho no Apple Beta Software Program.
A atualização é compatível com o iPhone 6s em diante, iPad Air 2 ou iPad mini 4 em diante e iPod touch de sétima geração.