iOSRumores

Rumor: iOS 14 deve permitir que apps da Apple sejam substituídos por terceiros

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Existem diversos aplicativos na App Store do iOS que oferecem recursos similares aos apps da Apple, mas o sistema ainda não permite que o usuário escolha ferramentas de terceiros para substituírem as opções nativas. Segundo um relato de Mark Gurman da Bloomberg, isso pode mudar neste ano com o iOS 14. A empresa estaria considerando permitir que o usuário escolha os apps padrões para determinada ação no iPhone e iPad.

No Mac, por exemplo, é possível baixar o Google Chrome e trocá-lo pelo Safari, ou trocar o Microsoft Word pelo Pages, de forma que os links e documentos abram sempre nesses apps de terceiros. No iOS, porém, mesmo baixando outros apps, o usuário é obrigado a usar os aplicativos da Apple para certas coisas.

As fontes de Gurman disseram que a próxima versão do iOS, que provavelmente será lançada para todos apenas no final do ano, oferecerá a possibilidade de definir o navegador de internet e o cliente de email padrão do sistema. Por conta dessas restrições, a Apple já foi acusada de práticas anti-competitivas, tendo em vista que o consumidor pode ser forçado a usar um aplicativo que ele não quer.

Além de permitir a escolha de outros apps para substituírem o Safari e o Mail, a Apple também considera liberar o uso de outros apps de música no lugar do Apple Music — inclusive no HomePod. Atualmente, se você possui o Spotify ou algum outro similar, é preciso sempre dizer o nome do app para controlá-lo pela Siri. Caso contrário, os comandos só funcionam com o Apple Music.

Ao abrir mais o sistema para aplicativos de terceiros, a Apple certamente perde um pouco o espaço de oferecer seus próprios serviços. Ao mesmo tempo, os usuários que preferem as alternativas devem ficar mais contentes, assim como os desenvolvedores que oferecem suas próprias soluções na App Store. A Bloomberg cita que muitas pessoas desistem de comprar o HomePod da Apple porque ele não é totalmente compatível com outros serviços de música.

A decisão, é claro, ainda não foi tomada e tudo pode mudar até a chegada do iOS 14. A nova versão do sistema costuma ser anunciada em junho para ser lançada oficialmente em setembro.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.