E os vazamentos sobre o iOS 14 continuam. Dessa vez, tudo indica que a Apple está trabalhando para aprimorar o gerenciador de senhas do iCloud com integração para códigos de autenticação em duas etapas e mais. Esses recursos foram descobertos com base em uma versão preliminar do iOS 14 obtida pelo 9to5Mac.
Tanto o iOS quanto o macOS têm um recurso chamado “Chaves do iCloud”, que é responsável por armazenar todas as senhas e cartões de crédito dos usuários. Porém, se comparado aos aplicativos concorrentes como 1Password e LastPass, faltam alguns recursos importantes. Isso pode mudar em breve com o iOS 14.
Foram encontradas evidências de que a Apple está testando grandes mudanças para o gerenciador de senhas do iCloud no iOS 14. Uma das novidades é que os usuários serão avisados sobre senhas reutilizadas, para que evitem o uso da mesma senha em sites diferentes por motivos de segurança. Reutilizar senhas pode resultar em problemas já que, se hackers conseguirem acessar o banco de dados de um site específico, podem testar a mesma senha em vários outros.
Outra mudança interessante é que, com base nos códigos do iOS 14, é possível dizer que haverá um novo método para salvar senhas com autenticação de dois fatores. Isso significa que o usuário poderá acessar sites compatíveis usando apenas o “Chaves do iCloud”, sem código por SMS, email ou outros métodos menos seguros.
Como o 1Password e outros aplicativos similares são pagos ou exigem uma assinatura, a Apple pode atrair mais pessoas com as melhorias no gerenciador de senhas do iCloud, já que o serviço é gratuito para quem possui um dispositivo da Apple.
O iOS 14 está previsto para ser anunciado oficialmente em junho deste ano.
Artigo publicado originalmente em inglês pelo autor no site 9to5Mac.