AppsiOS

iOS 14 permite que usuários substituam Safari e Mail por outros apps

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

A Apple está abrindo mais o sistema operacional do iPhone, iPod touch e iPad para os desenvolvedores com o iOS 14 e o iPadOS 14. Entre várias novidades, a empresa finalmente decidiu permitir que os usuários possam substituir o Safari e o Mail por outros aplicativos de terceiros.

Atualmente já é possível instalar outros apps dessas categorias no dispositivo, mas eles não substituem totalmente os aplicativos da Apple. O sistema sempre utiliza o Safari para abrir links da internet, por exemplo. Com a nova versão do iOS instalada, será possível escolher tanto o navegador padrão do sistema como também o cliente de email.

Isso significa que, caso queira, o usuário poderá utilizar o Google Chrome como seu navegador principal no iPhone ou iPad, de forma que todos os links abram diretamente nele ao invés do Safari. O mesmo vale para clientes de email disponíveis na App Store. Apesar da mudança, navegadores de terceiros ainda precisam utilizar o WebKit da Apple no iOS, tecnologia por trás do Safari.

Como esse recurso depende dos aplicativos serem atualizados, essa opção não está disponível na versão de testes do iOS 14. Provavelmente, quando a atualização já estiver disponível para o público no final do ano, alguns navegadores e apps de email já devem estar prontos para serem definidos como apps principais no sistema.

O iOS 14 ainda está em fase de testes e só deve ser lançado para o público no final deste ano. Interessados em testá-lo poderão se cadastrar no site beta.apple.com a partir de julho.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.