iPhone

iOS 15 permite rastrear iPhone desligado através do app Buscar

Já são várias as histórias de pessoas que recuperaram seus iPhones perdidos ou roubados graças ao rastreamento do aplicativo Buscar, que vem pré-instalado em praticamente todo dispositivo da Apple.

Depois de uma grande atualização com o iOS 13 que habilitou o rastreio mesmo sem conexão com a internet, o iOS 15 foi ainda mais longe. Em breve, será possível rastrear o iPhone mesmo se o aparelho estiver desligado.

Rastrear iPhone desligado no app Buscar da Apple.

A novidade foi confirmada pela Apple e já está disponível na versão de testes do iOS 15, liberada para desenvolvedores no início desta semana. Com a próxima grande atualização do sistema operacional, usuários de iPhone vão conseguir rastrear a localização do aparelho mesmo quando alguém desligá-lo ou quando a bateria acabar.

A Apple diz:

Localize seus dispositivos usando a rede Buscar, mesmo depois de desligados. Isto pode ajudá-lo a localizar um dispositivo que estava com pouca bateria ou que pode ter sido desligado por um ladrão.

Mesmo desligado, os iPhones com o iOS 15 serão capazes de emitir um sinal para compartilhar a localização atual com os servidores da Apple. Outra novidade é que a localização também continuará sendo enviada para o dono do aparelho caso outra pessoa apague todos os dados do iPhone na tentativa de usá-lo como novo.

Segundo a empresa, a tela de ativação do iOS 15 deixará claro que o iPhone continuará bloqueado e rastreável até que o dono do celular apague-o da conta do iCloud ou faça login com o ID Apple vinculado ao app Buscar naquele aparelho. A Apple espera que isso venha a inibir os roubos de celulares.

Com o iOS 13, a Apple criou um novo sistema para o aplicativo Buscar que permite o rastreio de iPhones, iPads e outros dispositivos mesmo quando não estão conectados à internet. Através da conexão Bluetooth, cada dispositivo envia um sinal criptografado para outros aparelhos da Apple que estejam por perto e conectados. Dessa forma, o app Buscar exibe a última localização em que dispositivo foi identificado.

Esse é o mesmo sistema utilizado pelos AirTags, os novos rastreadores da Apple que funcionam através da rede Buscar mesmo sem internet.

As novidades estarão disponíveis ainda este ano para usuários de iPhone com a atualização do iOS 15, que será lançada gratuitamente para os aparelhos já compatíveis com o iOS 14.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.