A Apple anunciou nesta segunda-feira (6) o iOS 16 durante a WWDC 2022 – a conferência anual da empresa para desenvolvedores. A nova versão do sistema operacional do iPhone traz uma tela de bloqueio completamente redesenhada e personalizável, além de mais opções de compartilhamento nos aplicativos.
O que há de novo no iOS 16
A tela de bloqueio do iPhone passou por pouquíssimas mudanças desde sua versão original em 2007. Neste ano, porém, o iOS 16 apresenta um novo conceito para a tela de bloqueio do telefone, que agora pode ser completamente personalizada.
Inspirada nos mostradores do Apple Watch, a nova tela de bloqueio permite que o usuário adicione widgets com diversas informações, como por exemplo a previsão do tempo, nível da bateria de acessórios e bolsa de valores. No entanto, as opções vão muito além dos widgets já que também é possível alterar o estilo do relógio e brincar com as cores de fundo.
Também na tela bloqueada, as notificações foram repaginadas e agora são exibidas na parte inferior da tela do iPhone. Além disso, o Modo Foco traz opções mais inteligentes e permite que o usuário associe uma tela de bloqueio específica para cada modo.
Os recursos de compartilhamento do iOS 16 também foram aprimorados. Um exemplo disso é a Biblioteca de Fotos do iCloud, que agora pode ser sincronizada automaticamente com os familiares. Para garantir a privacidade individual dos usuários, o sistema permite que o usuário escolha manter determinadas fotos privadas.
O iMessage agora oferece opções para editar e apagar mensagens enviadas, além de ser possível avançar e retroceder em mensagens de áudio. Já o aplicativo Mail ganhou uma busca mais inteligente e também permite que o envio de um email seja cancelado rapidamente.
No ano passado, o iOS 15 introduziu a tecnologia Live Text, que reconhece textos em imagens e permite que eles sejam copiados para outros aplicativos. No iOS 16, esse recurso também é compatível com vídeos. Além disso, é possível até mesmo traduzir os textos de uma imagem diretamente pelo aplicativo Fotos do sistema.
Há ainda novidades como compartilhamento de grupo de abas no Safari, suporte para notificações de sites da internet, planejamento de rotas com múltiplas paradas no Apple Maps, aplicativo Fitness para todos os usuários de iPhone e mais controles de privacidade.
Disponibilidade do iOS 16
O iOS 16 está agora disponível em uma versão de testes para desenvolvedores. A atualização será disponibilizada para usuários registrados no Apple Beta Software Program em julho, enquanto a versão final só deve ser lançada em setembro deste ano. A atualização requer um iPhone 8 ou posterior.