Um mês após o lançamento do iOS 18 para o público, a Apple disponibilizou hoje o iOS 18.1. A atualização traz pela primeira vez recursos da Apple Intelligence, a inteligência artificial da empresa. Com isso, os usuários podem agora editar fotos e corrigir textos nos aplicativos de iPhone e iPad.
Novidades do iOS 18.1
O principal destaque do iOS 18.1 é a chegada da Apple Intelligence. Anunciada ainda em junho na WWDC 2024, essa é a primeira vez que a inteligência artificial da Apple é disponibilizada para o público.
Nesse primeiro momento, a Apple Intelligence traz recursos para corrigir textos, resumir artigos e notificações, transcrever áudios e até mesmo remover objetos e pessoas de fotos. No entanto, com exceção do recurso de edição de fotos, a Apple Intelligence está disponível apenas em inglês – ao menos por enquanto.
Segundo a Apple, o suporte ao idioma português chegará apenas em abril de 2025. Até lá, usuários que quiserem experimentar os recursos de IA precisam mudar o idioma do celular e da Siri para inglês dos Estados Unidos.
Vale notar também que a Apple Intelligence está disponível apenas para iPhone 15 Pro e iPhone 16. No caso de Macs e iPads, os recursos exigem um dispositivo com o chip M1 em diante.
A atualização do iOS 18.1 também traz algumas novidades na Central de Controle e libera o acesso ao NFC do iPhone para aplicativos de terceiros. Para atualizar, basta ir em Ajustes > Geral > Atualização de Software.
Mais atualizações disponíveis
Além do iOS 18.1, a Apple também disponibilizou atualizações para o macOS, watchOS, tvOS e visionOS. No caso do macOS, a versão 15.1 também adiciona suporte para Apple Intelligence em Macs compatíveis.
A Apple já está trabalhando no iOS 18.2, que adicionará ainda mais recursos da Apple Intelligence – incluindo os Genmoji para criar seus próprios emoji e a integração com ChatGPT. Essa atualização será lançada para o público apenas em dezembro.
Mais informações estão disponíveis no site oficial da Apple.