iOSMac

Apple anuncia iOS 18 e macOS 15 com recursos de inteligência artificial

A Apple anunciou durante a apresentação de abertura da WWDC 2024 as novas versões de seus sistemas operacionais. As atualizações do iOS 18, iPadOS 18 e macOS 15 Sequoia trazem recursos de inteligência artificial para o iPhone, iPad e Mac. Há ainda novas opções de customização, melhorias no app Mensagens e outras novidades.

Novidades do iOS 18

Para usuários de iPhone, o iOS 18 traz várias novas opções de customização. Agora é possível alterar as cores dos ícones de aplicativos e movê-los livremente pela Tela de Início. A Central de Controle foi redesenhada e também pode ser customizada, além de contar com novas páginas dedicadas aos controles de mídia e conectividade.

O aplicativo Fotos do sistema também foi completamente repaginado com seções em destaque no topo – que podem ser personalizadas pelo usuário. Agora também é possível filtrar a biblioteca de fotos para visualizar apenas imagens, vídeos ou até mesmo ocultar capturas de tela.

Para os usuários do iMessage, a Apple adicionou uma série de novos efeitos especiais para o envio de mensagens, além de suporte a formatação de texto. Donos de iPhone poderão em breve enviar mensagens RCS com áudio e outros arquivos de mídia para usuários de aparelhos Android. Além disso, agora é possível enviar SMS via satélite em regiões suportadas (o Brasil segue fora dessa lista).

iOS 18

O Mail e o Safari também receberam mudanças importantes. No caso do Mail, o aplicativo contará com uma nova caixa de entrada que é organizada automaticamente em diferentes categorias. O usuário poderá filtrar emails importantes, recibos de compras e ofertas, por exemplo. Já o Safari será capaz de identificar e destacar elementos mais importantes em um site, como o endereço de um estabelecimento, e até resumir artigos.

Outra novidade é o aplicativo Senhas – um gerenciador de senhas da própria Apple que agora vem pré-instalado no sistema.

Novidades do iPadOS 18

O iPadOS 18 conta com as mesmas novidades do iOS 18, porém com mudanças específicas para os usuários de iPad. Isso inclui o aplicativo Calculadora pela primeira vez no iPadOS, porém com um diferencial importante. É possível utilizar o Apple Pencil para fazer equações e até mesmo gráficos. O aplicativo Calculadora utiliza inteligência artificial para executar os cálculos e automaticamente mostrar o resultado.

Também para usuários de Apple Pencil, o iPadOS 18 é capaz de aprender a maneira como o usuário escreve e passa a corrigir textos manuscritos, melhorando a caligrafia. Já o aplicativo Notas oferece recursos como realce e organização em seções.

Para tornar a navegação do sistema ainda mais prática, os aplicativos de iPad ganharam uma nova barra de abas que flutua no topo da tela. Também é possível reordenar a barra com os itens mais importantes.

Novidades do macOS 15 Sequoia

Várias das novidades do iOS 18 e iPadOS 18 também são compartilhadas com o macOS 15 Sequoia, a nova versão do sistema operacional dos Macs. Porém o destaque fica por conta do novo Espelhamento do iPhone, que deixa o usuário controlar a tela do telefone através do Mac – totalmente sem fio. É possível até arrastar arquivos entre o Mac e o iPhone por meio do espelhamento.

Além disso, as notificações do iPhone agora também podem ser espelhadas para o Mac.

Apple Intelligence

Tanto o iOS 18, iPadOS 18 e macOS 15 Sequoia vão receber o que a empresa chama de “Apple Intelligence”. O pacote de recursos de inteligência artificial permitirá que os usuários revisem textos, gerem ilustrações, criem novos emoji e até mesmo controlem vários aspectos do aparelho através da Siri.

Além disso, a Apple Intelligence consegue resumir mensagens e notificações, filtrando apenas as que considera mais importantes. A tecnologia também permitirá que os usuários editem fotos através de comandos de voz e apaguem elementos ou pessoas da imagem.

A Apple Intelligence funciona em três camadas. Todos os dados são primariamente processados localmente no dispositivo de forma a garantir a privacidade do usuário. Caso o processamento local não seja suficiente para completar a tarefa, o pedido será enviado aos servidores da Apple – que são equipados com chips Apple Silicon e possuem criptografia de ponta.

Ainda sim, os usuários terão a opção de pedir uma resposta ao ChatGPT diretamente pela Siri, caso a Apple Intelligence não seja suficiente para responder uma questão.

Mas há um porém: a Apple Intelligence só estará disponível iniciamente em inglês e requer um iPhone 15 Pro em diante, ou um iPad ou Mac com chip M1 em diante. A empresa diz que uma versão beta do recurso será lançada ainda no final desse ano.

Disponibilidade

As novas versões dos sistemas operacionais da Apple serão lançadas para o público em setembro. A empresa lançou nesta semana a primeira versão de testes do iOS 18, iPadOS 18 e macOS 15 para desenvolvedores. Um beta público será lançado no próximo mês. Mais informações estão disponíveis no site oficial da Apple.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.