Depois de tantos rumores — praticamente todos certos — a Apple anunciou hoje na WWDC 2015 o iOS 9, a próxima versão do sistema operacional dos iPhones, iPods touch e iPads. Como já era previsto, o iOS 9 é uma atualização focada em melhorar o desempenho dos dispositivos, deixando-os mais rápidos e aumentando a duração da bateria. Além disso, o sistema agora também trouxe vários novos recursos e algumas pequenas alterações visuais.
O destaque do iOS 9 ficou por conta do Proactive, um recurso que já era esperado pelos rumores, que na verdade se trata de um Spotlight renovado. Agora, o Spotlight voltou como um menu ao lado da tela inicial, porém conta com muitas novidades. Nele, há sugestões de aplicativos, locais no mapa, contatos, notícias e muito mais. O Spotlight do iOS agora também realiza coisas como cálculos e conversões, assim como já acontece no OS X.
A inteligência do recurso, porém, se extende para todo o sistema. O iOS 9 reconhecerá os hábitos do usuário para recomendar certas coisas, como por exemplo um aplicativo que você costuma usar todos os dias naquele mesmo horário, ou uma pessoa para a qual você costuma ligar sempre. Atalhos também serão exibidos na tela de bloqueio do sistema.
A Siri também ganhou muitas novidades com o iOS 9. Agora, ela entende comandos mais
específicos, como por exemplo “Mostrar minhas fotos tiradas em junho”. Também é possível criar lembretes com localização e muitas outras coisas com a assistente. E como já era previsto, o visual da Siri agora lembra o do Apple Watch.
Depois de anos sem melhorias, o aplicativo Notas finalmente trouxe muitas novidades, entre elas opções para alterar a fonte, inserir imagens e fazer desenhos nas anotações. Também será possível inserir uma lista de lembretes dentro de uma nota. Para complementar, haverá a opção de “Compartilhar” no Notas, assim será possível manter links e outras coisas como Notas sem precisar abrir o aplicativo.
O aplicativo Mapas do iOS 9 também foi aprimorado, agora com informações de transporte público e sugestões de locais para visitar com base nas informações do usuário. O sistema agora deve sugerir, por exemplo, locais para você tomar café da manhã em certo horário, ou restaurantes para jantar durante a noite. As novidades para o Mapas, porém, inicialmente só estarão disponíveis em algumas cidades dos Estados Unidos e China.
O sistema agora ganhou um novo aplicativo chamado Notícias, onde os usuários poderão acompanhar várias notícias de jornais, revistas e sites de forma completamente intuitiva. Basta escolher o assunto e começar a ler. Infelizmente, o recurso só estará disponível nos Estados Unidos por enquanto.
O iPad também ganhou muitas mudanças no iOS 9, como a possibilidade de executar dois aplicativos simultaneamente, recurso esperado há algum tempo. Será possível, por exemplo, abrir o aplicativo de Notas e o Safari ao mesmo tempo, ou também assistir a um vídeo enquanto navega pelo sistema.
Os usuários de iPad também terão novos recursos no teclado, que agora conta com opções de copiar, colar, recorte e anexos. Também será possível fazer gestos no teclado para selecionar textos e outras coisas, além de simular um trackpad para a rolagem.
Internamente, o iOS 9 também passou por mudanças intensas. O sistema agora está mais leve, rápido e estável, além de aprimoramentos de segurança. Os aplicativos do sistema ficaram mais leves, garantindo mais espaço livre para aqueles que tem dispositivos com 8GB ou 16GB. Há também um novo modo econômico de energia, que promete aumentar a duração da bateria para até 1 hora. A fonte do sistema também mudou para a San Francisco. O Passbook também mudou de nome, e agora se chama Wallet (carteira).
Com tantas melhorias, o iOS 9 estará disponível para todos os dispositivos que já são compatíveis com o iOS 8. Confira a lista completa:
- iPhone 4s
- iPhone 5
- iPhone 5s
- iPhone 6 e 6 Plus
- iPod touch 5
- iPad 2
- iPad 3
- iPad 4
- iPad Air
- iPad Air 2
- iPad mini
- iPad mini 2
- iPad mini 3
Por enquanto, o iOS 9 está disponível apenas para os desenvolvedores. A Apple disse que uma versão pública para testes será liberada no próximo mês, com a versão final sendo lançada apenas em setembro. Mais informações sobre o sistema podem ser encontradas na página oficial da Apple. Nós já estamos com a nova versão em mãos e em breve publicaremos nossas primeiras impressões.