A Apple anunciou em seu evento do dia 23 de outubro o iPad de quarta geração, um produto que não era esperado para este ano, já que o iPad de terceira geração (novo iPad) começou a ser vendido somente em março deste ano, ou seja, o mesmo saiu do mercado após sete meses.
O iPad 4 (chamado de “iPad com tela retina” pela Apple) não possui grandes mudanças em relação ao novo iPad. A mais significativa foi o novo processador A6X, que garante uma performance duas vezes melhor que a o processador A5X, o qual equipava o iPad de terceira geração.
O novo conector Lightning, já presente no iPhone 5 e novos iPods agora também está presente no iPad 4.
A antena de dados LTE (internet 4G) também foi melhorada, agora compatível com mais frequências. A nova câmera frontal FaceTime HD do iPad 4 possibilita imagens em alta definição com a resolução 720p.
Se você tem um iPad de terceira geração e pretende trocá-lo pelo iPad 4 é melhor pensar muito bem antes. Como já foi dito, as diferenças entre o iPad 3 e 4 são mínimas, e mesmo que não seja mais vendido o iPad 3 continuará recebendo atualizações por um bom tempo. Trocá-lo pelo iPad 4 seria um gasto desnecessário.
Os preços do iPad de quarta geração continuam os mesmos do iPad 3 (a partir de $499 – modelo 16GB Wi-Fi). Ainda não se sabe quanto ele custará no Brasil.
A pré-venda do iPad 4 começa no dia 26 de outubro nos Estados Unidos. O produto chegará oficialmente às lojas em Novembro.
Ainda não há previsão para a chegada do mesmo no Brasil. Mais informações sobre o iPad 4 podem ser encontradas no site oficial da Apple.