Anunciado na semana passada, a quarta geração do iPad Air acaba de ser homologada pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). Com isso, o produto já está autorizado para ser vendido no Brasil — mas isso deve demorar mais algumas semanas, já que o lançamento global do produto está previsto para outubro.
O Tecnoblog apurou que a Apple conseguiu a homologação do modelo A2316 do iPad Air 4, referente à versão Wi-Fi do tablet. A versão que conta com apenas Wi-Fi é universal, ou seja, o cliente encontrará o mesmo modelo em qualquer lugar do mundo — evitando assim eventuais problemas com suporte técnico em outras regiões.
No Brasil, o modelo comercializado com conexão celular será o A2072, porém ele ainda não foi homologado. Isso não chega a ser um impedimento para a venda do novo iPad Air no Brasil, já que a própria Apple menciona nos vídeos do iPad Air 4 (seja nos Estados Unidos ou Brasil) que os modelos com rede 4G estarão disponíveis em uma data posterior.
A Apple redesenhou o iPad Air e o deixou mais parecido com os modelos mais novos do iPad Pro, com bordas simétricas e sem botão Início. O corpo do iPad ficou com as laterais retas e ganhou novas cores, além do Touch ID embutido no botão lateral. Por dentro, o produto conta com o processador A14 e câmeras melhores, além de quatro alto-falantes.
Outra grande novidade é que o iPad Air de quarta geração é compatível com os acessórios do iPad Pro, incluindo o Magic Keyboard com trackpad e também a Apple Pencil de segunda geração — que pode ser recarregada por indução magnética diretamente no iPad.
A Apple ainda não informou quando o iPad Air estará disponível no Brasil, mas os preços já foram confirmados. A versão mais barata com Wi-Fi e 64GB de armazenamento interno chegará às lojas por aqui custando R$6.999. Os valores vão até R$10.299 no modelo Wi-Fi + Celular e 256GB de armazenamento.