A Apple apresentou nesta semana o iPad Air 6 – modelo que já não era atualizado há quase dois anos. A nova geração do iPad Air manteve o mesmo design, porém agora conta com o chip M2 e é oferecido também em uma versão com tela maior de 13 polegadas.
O que há de novo no iPad Air 6
O maior destaque do iPad Air 6 fica por conta do chip M2 com um processador de 8 núcleos e 10 núcleos de processamento gráfico. O chip M2, que já equipava o iPad Pro de 2022, é cerca de 50% mais rápido que o chip M1 presente no iPad Air 5. A diferença se torna ainda mais significativa ao comparar o M2 com o A14 Bionic, chip utilizado no iPad Air 4.
A Apple destaca que o M2 também agiliza a execução de tarefas de inteligência artificial. Segundo a empresa, o iPad Air 6 consegue ser 40% mais rápido do que o modelo anterior ao lidar com tarefas de IA.
Apesar do design continuar o mesmo da geração passada, existem dois aspectos importantes do iPad Air 6 a serem ressaltados. Nessa geração, a Apple finalmente realocou a câmera frontal para que seja posicionada no centro quando o iPad está na horizontal, melhorando assim o ângulo das imagens capturadas durante uma chamada de vídeo.
Outra novidade é o tamanho da tela. Embora a Apple tenha mantido a tela LCD de 11 polegadas, existe agora uma versão maior do iPad Air com tela LCD de 13 polegadas – o mesmo tamanho do iPad Pro maior. Assim, os consumidores contam com duas opções de tamanho na hora da compra de um iPad Air. Apesar das telas diferentes, ambos modelos são iguais por dentro.
Além disso, o iPad Air 6 suporta Wi-Fi 6E com maior velocidade de transferência. Já o modelo com suporte ao 5G agora é totalmente eSIM. O novo iPad Air também funciona com o Apple Pencil Pro, apresentado no evento dessa semana.
Preços e disponibilidade
No Brasil, o iPad Air 6 será lançado em breve com preços a partir de R$6.999 na versão Wi-Fi de 128GB (o armazenamento base antes era de 64GB). Há ainda opções com 256GB, 512GB e 1TB disponíveis. Mais informações podem ser encontradas no site oficial da Apple.