Aos poucos, a Apple vem adotando uma nova identidade visual na linha de iPad. Depois do iPad Pro ter sido completamente redesenhado em 2018 com menos bordas e o fim do botão Início, a Apple levou esse estilo ao iPad Air no ano passado. Agora, parece que está chegando a vez do iPad mini passar por essa transformação.
Segundo Jon Prosser, a Apple lançará um novo iPad mini este ano baseado nos mais novos iPad Pro e iPad Air — porém menor, é claro. O tablet deve perder o botão Início para dar lugar a bordas menores e simétricas. A tela também deve ficar um pouco maior que a atual de 7.9 polegadas, mas as especificações ainda são desconhecidas.
Prosser também disponibilizou alguns conceitos criados com base em esquemas internos vistos por suas fontes. Além do design similar ao de seus irmãos maiores, a próxima geração do iPad mini deve finalmente contar com uma porta USB-C ao invés do conector Lightning. Também espera-se que a Apple apresente um novo Apple Pencil feito sob medida para este iPad mini.
Assim como o iPad Air de quarta geração, o novo iPad mini provavelmente terá autenticação biométrica por Touch ID no botão liga/desliga ao invés de Face ID, como no iPad Pro. Isso porque os sensores do Face ID ainda são mais caros e ocupam mais espaço, o que inviabiliza o uso da tecnologia em modelos mais baratos do iPad.
De acordo com uma reportagem da Bloomberg, o novo iPad mini redesenhado será apresentado no final de 2021.