A Apple anunciou nesta terça-feira (20) a nova geração de 2021 do iPad Pro. Disponível em duas versões diferentes, o novo iPad Pro mantém o design da geração passada, porém agora com o chip M1 dos Macs mais recentes, câmeras aprimoradas, conexão Thunderbolt e tela Mini-LED “XDR” no modelo maior.
Por fora, o iPad Pro continua o mesmo nas duas versões. A Apple oferece o tablet nos tamanhos de 11 e 12.9 polegadas, ambos com tela de altíssima resolução. E apesar do design continuar o mesmo, as mudanças por dentro são bastante significativas — principalmente na versão de 12.9 polegadas.
Enquanto o iPad Pro com tela de 11 polegadas continua com um painel LCD, seu irmão maior ganhou uma tela Mini-LED chamada de “Liquid Retina XDR”. Para quem não conhece essa tecnologia, o Mini-LED é retroiluminado por uma grande quantidade de LEDs. Com isso, é possível adaptar o brilho da tela em áreas específicas conforme as cores exibidas na imagem.
O resultado não chega a ser tão preciso quanto em telas OLED, que possuem iluminação individual para cada pixel, mas é bem melhor do que os painéis LCD convencionais. Ao todo são mais de 10 mil Mini-LEDs agrupados em 2.500 zonas de escurecimento local. O brilho da tela chega a impressionantes 1.600 nits, mais do que a maioria das TVs convencionais.
Ambas as versões do iPad Pro são equipadas com o chip M1, o mesmo dos Macs recém-lançados com a arquitetura Apple Silicon. Ao trazer o mesmo chip dos computadores para o iPad Pro, a Apple conseguiu levar as funções do tablet ainda além.
Com oito núcleos de processamento e mais oito núcleos gráficos, o chip M1 faz o novo iPad Pro ser não apenas mais rápido que a geração passada, mas também mais rápido do que a maioria dos computadores e notebooks. Além disso, a Apple adicionou suporte à conexão Thunderbolt no iPad Pro. Através da porta USB-C, os usuários podem conectar periféricos que suportam a tecnologia capaz de transferir até 40 Gbps.
O iPad Pro de 2021 continua com duas câmeras traseiras, sendo uma delas com lente grande-angular e a outra ultra-angular, além do scanner LiDAR para mapear o ambiente. A principal novidade, porém, está na câmera frontal TrueDepth. Graças ao novo sensor ultra-angular de 12 megapixels, o iPad Pro consegue centralizar o usuário em tempo real durante uma videoconferência.
Ainda sem previsão de chegar ao Brasil, o preço inicial do iPad Pro de 2021 foi definido em R$10.799 para a versão com tela de 11 polegadas. Os interessados em adquirirem a versão de 12.9 polegadas com tela Mini-LED precisarão desembolsar pelo menos R$14.799.
O tablet pode ser configurado com até 2TB de armazenamento interno e opcionalmente com celular embutido para acesso a rede móvel de dados, agora compatível com o 5G. Todos os modelos são compatíveis com a Apple Pencil de segunda geração, Smart Keyboard Folio e Magic Keyboard — agora disponível na cor branca.
Mais informações estão disponíveis no site da Apple.