Depois de revelar detalhes sobre o futuro do Apple Watch, o 9to5Mac divulgou também detalhes sobre os recursos que serão lançados para o iPad neste ano com base em uma versão preliminar do iPadOS 14 obtida pelo site. Os códigos do sistema operacional revelaram que o iPad finalmente contará com suporte completo para mouse, entre outros recursos avançados.
O atual iPadOS 13 já permite que os usuários conectem mouses USB ou Bluetooth ao tablet, porém o suporte é limitado já que faz parte dos recursos de acessibilidade. A próxima grande atualização do iPadOS, prevista para ser lançada para o público apenas no final deste ano, deve tornar a experiência de usar um mouse no iPad similar ao que já existe em qualquer outro computador.
No iPadOS 14, o cursor exibido na tela será de fato um cursor, e não um ícone circular como acontece atualmente. Os desenvolvedores poderão preparar seus aplicativos para o uso com cursor, como por exemplo ao adicionar menus de ações ao clicar com o botão direito do mouse. Será possível tocar com dois dedos na tela nesses mesmos elementos para abrir o menu de opções sem o mouse.
Como o iPad ainda é pensado para a tela sensível ao toque, o cursor desaparecerá da tela imediatamente após o usuário não mexer no mouse. O 9to5Mac também encontrou no sistema referências ao novo Smart Keyboard com trackpad embutido, algo que já foi cogitado por outros rumores.
Com essas melhorias, a ideia de substituir um computador convencional por um iPad se torna cada vez mais viável. É claro que, por se tratar de uma versão interna do sistema operacional, os planos podem mudar até o final do ano.