Além do iOS 16, que foi anunciado nesta segunda-feira (6) na WWDC 2022, a Apple também revelou o iPadOS 16 – a nova versão do sistema operacional do iPad. E além das novidades já conhecidas no iOS 16, a empresa também adicionou um novo sistema de multitarefas com janelas para os iPads com chip M1.
O que há de novo no iPadOS 16
Boa parte das novidades do iOS 16 também estão presentes no iPadOS 16, como por exemplo o compartilhamento de grupo de abas no Safari, Biblioteca de Fotos do iCloud compartilhada com familiares, opções para editar e apagar mensagens enviadas no iMessage e melhorias no aplicativo Mail.
O recurso Live Text, que reconhece textos em imagens, agora é compatível com vídeos no iPadOS 16. Além disso, é possível até mesmo traduzir os textos de uma imagem diretamente pelo aplicativo Fotos do sistema.
Usuários de iPad terão pela primeira vez um aplicativo dedicado para a previsão do tempo com o iPadOS 16. O aplicativo é o mesmo que já existe no iPhone, porém agora com uma interface que aproveita toda a tela grande do iPad. A empresa demonstrou também um novo app chamado “Freeform” para que os usuários possam fazer rascunhos de projetos em grupo remotamente.
Já os iPads com o chip M1 da Apple (no momento o iPad Pro de 2021 e o iPad Air de 2022) vão receber algumas novidades exclusivas com a atualização. Os usuários destes modelos contarão com a possibilidade de abrir dois ou mais apps ao mesmo tempo em janelas. Além disso, esses iPads podem ser conectados a um monitor externo com uma interface adaptada que lembra um sistema desktop.
Disponibilidade do iPadOS 16
O iPadOS 16 está agora disponível em uma versão de testes para desenvolvedores. A atualização será disponibilizada para usuários registrados no Apple Beta Software Program em julho, enquanto a versão final só deve ser lançada em setembro deste ano. A atualização requer um iPad de quinta geração ou posterior.