iPhone

iPhone 12 vendido no Brasil será compatível com futura rede 5G

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Uma das principais novidades do iPhone 12 e iPhone 12 Pro é que todos os aparelhos lançados neste ano contam com suporte para redes 5G pela primeira vez em um dispositivo da Apple. O 5G ainda está sendo implementado por operadoras ao redor do mundo e deve demorar para se tornar algo abrangente. Mesmo assim, quem comprar um iPhone 12 poderá utilizar a rede 5G também no Brasil quando estiver disponível.

Conforme apurado pelo Tecnoblog, os modelos do iPhone 12 mini, iPhone 12, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max que serão comercializados no Brasil (A2399, A2403, A2407 e A2411) são compatíveis com as bandas n1 (2100), n3 (1800), n5 (850), n7 (2600) e n28 (700). Além disso, os aparelhos também funcionam com as frequências de 2,3 GHz e 3,5 GHz — que serão leiloadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) em 2021.

Isso significa que qualquer um dos modelos de iPhone 12 adquiridos no Brasil vão funcionar com a rede 5G por aqui assim que ela estiver disponível. Ainda segundo a reportagem, a operadora Claro já oferece a rede 5G por compartilhamento dinâmico de espectro (DDS) na banda n7 em alguns bairros de São Paulo e Rio de Janeiro. A Vivo lançou a mesma tecnologia em oito capitais brasileiras, enquanto a Oi passou a oferecer o 5G na banda n1 em Brasília.

O que não irá funcionar por aqui, porém, é o 5G de ondas milimétricas (mmWave) que opera em 26 GHz. A rede 5G mmWave oferece velocidades bem maiores, porém com um alcance muito mais baixo. Nos Estados Unidos, a tecnologia está sendo implementada em locais específicos como shoppings, estádios e aeroportos, mas não há previsão para a expansão internacional desse tipo de 5G. Por conta disso, apenas os iPhones vendidos nos EUA vão funcionar com o 5G mmWave.

Ao visitar o site da Apple nos Estados Unidos, é possível notar que os aparelhos contam com um recorte diferenciado na lateral direita. Este recorte é justamente a antena do 5G mmWave, que não aparece nas imagens dos iPhones de outros países porque a tecnologia ficará restrita aos Estados Unidos nesta geração.

O site da Apple Brasil confirma que o iPhone 12 será compatível com a rede 5G por aqui, mas não dá muito destaque para o recurso já que a própria empresa sugere que a disponibilidade da nova tecnologia no país ainda é baixa. A boa notícia é que, neste ano, todos os modelos do iPhone 12 funcionam com o 4G de 700MHz — que antes era restrito aos modelos brasileiros e europeus.

Ele [o iPhone 12] tem até 32 bandas de LTE — mais que qualquer outro smartphone — para você fazer tudo isso em mais lugares. Sem falar que ele também tem mais bandas 5G. Assim que a tecnologia estiver disponível em sua região, seu queixo vai cair rapidinho com o desempenho.

Nos Estados Unidos, o iPhone 12 e o iPhone 12 Pro serão lançados na próxima sexta-feira (23). Já o iPhone 12 mini e o iPhone 12 Pro Max só vão chegar às lojas em novembro. A Apple ainda não revelou a data de lançamento e preços do iPhone 12 no Brasil.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.