Um ano após o lançamento da linha iPhone 13, a Apple apresentou hoje (7) o iPhone 14. Mais uma vez, o novo smartphone da empresa está disponível em dois tamanhos diferentes – porém com um novo modelo Plus ao invés do mini. Além disso, os aparelhos suportam comunicação via satélite e contam com câmeras aprimoradas.
iPhone 14 e iPhone 14 Plus
A grande novidade da linha iPhone 14 é a adição do iPhone 14 Plus, que chega para substituir o iPhone mini. Com isso, os clientes agora podem optar pela tela de 6.1 polegadas (tamanho já existente na linha 13) ou pelo tamanho Plus de 6.7 polegadas, o mesmo dos modelos Pro Max.
O design do iPhone 14 é praticamente o mesmo do iPhone 13, tendo como novidade uma nova cor azul bastante similar ao azul sierra do iPhone 13 Pro e também uma versão na cor roxa no lugar do rosa. A Apple manteve as cores meia-noite, estelar e vermelho da geração passada.
A tela também continua sendo a mesma da geração passada, com um painel OLED e taxa de atualização de 60Hz que atinge picos de brilho de até 1.200 nits em conteúdos HDR. A parte frontal do celular com o recorte no topo da tela (conhecido popularmente como notch) continua igual.
Em termos de desempenho, o iPhone 14 não traz grandes avanços em relação ao iPhone 13. Isso porque os novos aparelhos agora utilizam uma versão aprimorada do chip A15 Bionic, que já era utilizada no iPhone 13 Pro. Essa versão do chip A15 conta com cinco núcleos de GPU ao invés de quatro, além de 6GB de memória RAM ao invés de 4GB.
Já as câmeras foram aprimoradas, porém sem grandes mudanças. O destaque fica para a nova lente grande-angular com sensor maior e abertura f/1.5. Segundo a Apple, o novo sensor melhora a captura de fotos e vídeos em locais com baixa iluminação. A câmera frontal também ganhou um novo sensor com abertura f/1.9 e foco automático pela primeira vez no iPhone.
Em termos de vídeo, o iPhone 14 continua gravando em resolução 4K com até 60 quadros por segundo. A novidade fica por conta do novo Modo Ação, que traz uma super estabilização digital para vídeos gravados com muito movimento. Já o Modo Cinema, que desfoca o fundo dos vídeos, agora pode ser habilitado na resolução 4K (contra 1080p do iPhone 13).
Graças ao novo acelerômetro e giroscópio, o iPhone 14 e iPhone 14 Plus contam com o mesmo sistema de detecção de acidentes de carro do Apple Watch Series 8. Ao detectar um acidente, o iPhone automaticamente liga para o serviço de emergência local.
Porém o grande diferencial do iPhone 14 é, sem dúvidas, a comunicação via satélite. Os novos aparelhos podem se conectar a uma rede de satélites para que o usuário tenha acesso a serviços de emergência e mensagens de texto mesmo em áreas sem sinal da operadora. O recurso também envia a localização do aparelho para amigos e familiares através do app Buscar. A novidade, no entanto, é restrita aos Estados Unidos e Canadá neste primeiro momento.
A Apple informa que a bateria do iPhone 14 e iPhone 14 Plus também possui mais autonomia e chega a oferecer 20 horas de reprodução de vídeo por streaming. Os aparelhos contam ainda com Face ID, 5G, MagSafe e suporte ao novo iOS 16.
Preço e disponibilidade
Ainda não há previsão de lançamento para o iPhone 14 no Brasil. Em nota, a assessoria de imprensa da Apple disse ao iHelp BR que os aparelhos chegarão por aqui “em breve.” Os preços, no entanto, já foram revelados pela empresa.
O iPhone 14 custará a partir de R$7.599, enquanto os preços do iPhone 14 Plus começam em R$8.599. Ambos serão vendidos com opções de armazenamento interno de 128GB, 256GB e 512GB. Nos Estados Unidos, a pré-venda dos novos modelos começa ainda nesta semana. No entanto, o iPhone 14 Plus chegará às lojas apenas em outubro.
Mais informações estão disponíveis no site da Apple.