O iPhone 14 e o iPhone 14 Plus foram anunciados no evento de hoje (7) da Apple, porém sem grandes novidades. Já com o iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max, a história é diferente. Os novos telefones mais caros da Apple chegam ao mercado com chip mais rápido, nova tela sempre ativa, espaço interativo no recorte dos sensores e câmera de 48 megapixels.
iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max
Por fora, o iPhone 14 Pro até lembra bastante o iPhone 13 Pro, apesar do espaço das câmeras traseira estar bem maior por conta dos novos sensores. Além disso, há uma nova cor roxa em adição ao prata, dourado e preto espacial – em um tom mais escuro do que o antigo cinza espacial. Já a parte frontal do aparelho foi completamente redesenhada.
Com o iPhone X, o primeiro modelo a contar com o Face ID, a Apple precisou fazer um recorte para encaixar os sensores e a câmera frontal na tela. Esse recorte se tornou uma identidade do iPhone, porém agora ele foi substituído por um novo recorte flutuante em formato de pílula chamado Dynamic Island, algo como “Ilha Dinâmica” em português.
Ali estão localizados os mesmos sensores do Face ID junto com a câmera frontal. No entanto, a Apple aproveitou o recorte flutuante para fazer com que o espaço interaja com o sistema operacional. O tamanho do espaço pode mudar de acordo com as ações do usuário, como por exemplo ao reproduzir uma música ou receber uma ligação. É como se o recorte fizesse parte do iOS.
As telas continuam nos tamanhos de antes: 6.1 e 6.7 polegadas. No entanto, as bordas ficaram mais finas e agora contam com taxa de atualização que varia entre 120Hz e 1Hz (contra 10Hz do iPhone 13 Pro). Isso permitiu que o iPhone 14 Pro tenha uma tela sempre ativa, que exibe constantemente o plano de fundo e o relógio na tela de bloqueio em brilho reduzido. O recurso é o mesmo que já existe no Apple Watch.
Em termos de câmera, o iPhone 14 Pro também traz boas novidades. A lente grande-angular passou de 12 megapixels para 48 megapixels. Com a resolução maior, as fotos ganham mais detalhes e é possível até mesmo usar o zoom digital sem grandes perdas de qualidade. O sensor maior também captura mais luz, o que resulta em fotos e vídeos melhores em ambientes escuros.
A lente ultra-angular, com amplo campo de visão, também ganhou um sensor maior capaz de capturar mais luz. E assim como no iPhone 14, a câmera frontal do iPhone 14 Pro ganhou um novo sensor de abertura f/1.9 com foco automático – também para garantir fotos melhores em ambientes escuros. O iPhone 14 Pro grava vídeos em 4K, agora também em Modo Cinema.
Com o novo Modo Ação, os usuários podem gravar vídeos com movimentos intensos mantendo a estabilização digital avançada.
Ao contrário do iPhone 14 e iPhone 14 Plus, o iPhone 14 Pro e o iPhone 14 Pro Max chegam com o novo chip A16 Bionic da Apple. Construído em um processo de 4 nanômetros, o novo chip traz um processador de 6 núcleos e é mais eficiente que seu antecessor, garantindo mais eficiência energética no dia a dia.
Graças ao novo acelerômetro e giroscópio, o iPhone 14 Pro conta com o mesmo sistema de detecção de acidentes de carro do Apple Watch Series 8. Ao detectar um acidente, o iPhone automaticamente liga para o serviço de emergência local. Porém o grande diferencial do iPhone 14 é, sem dúvidas, a comunicação via satélite.
Os novos aparelhos podem se conectar a uma rede de satélites para que o usuário tenha acesso a serviços de emergência e mensagens de texto mesmo em áreas sem sinal da operadora. O recurso também envia a localização do aparelho para amigos e familiares através do app Buscar. A novidade, no entanto, é restrita aos Estados Unidos e Canadá neste primeiro momento.
Preço e disponibilidade
Ainda não há previsão de lançamento para o iPhone 14 Pro no Brasil. Em nota, a assessoria de imprensa da Apple disse ao iHelp BR que os aparelhos chegarão por aqui “em breve.” Os preços, no entanto, já foram revelados pela empresa.
O iPhone 14 Pro custará a partir de R$9.499, enquanto os preços do iPhone 14 Pro Max começam em R$10.499. Ambos serão vendidos com opções de armazenamento interno de 128GB, 256GB, 512GB e 1TB. Nos Estados Unidos, a pré-venda dos novos modelos começa ainda nesta semana.
Mais informações estão disponíveis no site da Apple.