Além do iPhone 15 e iPhone 15 Plus, a Apple anunciou na terça-feira (12) os novos iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max. Entre as novidades, o destaque fica por conta da nova estrutura do aparelho feita em titânio, além do chip A17 Pro mais potente e câmeras aprimoradas.
O que há de novo no iPhone 15 Pro
O iPhone 15 Pro é bastante parecido com o modelo anterior. No entanto, a Apple fez algumas mudanças sutis no design, como por exemplo as laterais levemente arredondadas. Agora, ao invés de aço inoxidável, o iPhone 15 Pro conta com uma estrutura de titânio nas laterais. Segundo a Apple, o material não apenas é mais resistente como também deixa o aparelho bem mais leve.
A tela, apesar das bordas mais finas, também manteve o mesmo tamanho da geração passada: 6.1 polegadas na versão Pro e 6.7 polegadas na versão Pro Max.
Por dentro, o novo iPhone 15 Pro é equipado com o chip A17 Pro, novidade na linha da Apple. Esse é o primeiro chip a ser fabricado no processo de 3 nanômetros, o que deve reduzir consideravelmente o consumo de energia. O novo chip é cerca de 20% mais rápido do que o A16 Bionic do iPhone 14 Pro, além de contar com um processador neural mais eficiente.
A Apple destacou no evento que o A17 Pro conta com decodificação de vídeos AV1 embutida, o que deve melhorar a experiência ao utilizar serviços de streaming de vídeo. E assim como o iPhone 15 e 15 Plus, os modelos 15 Pro também contam com uma porta USB-C ao invés de Lightning – e no caso do Pro, a conexão é USB 3.0 com velocidades de até 10 Gbps.
Com isso, profissionais agora podem gravar vídeos com o iPhone 15 Pro e salvá-los diretamente em um SSD externo. Mas as novidades em câmeras não param por aí, já que o iPhone 15 Pro permite que os usuários escolham capturar fotos em 12, 24 ou 48 megapixels.
A Apple manteve o conjunto de três lentes: grande-angular, ultra-angular e teleobjetiva com zoom de 3x no modelo 15 Pro. Para o iPhone 15 Pro Max, a Apple trouxe uma lente periscópio com zoom óptico de 5x no lugar da lente teleobjetiva.
O iPhone 15 Pro conta também com a segunda geração do chip de banda ultra-larga, que habilita novos recursos para encontrar amigos próximos com a Busca Precisa. Há ainda suporte ao padrão Qi2 de recarga sem fio e Wi-Fi 6E.
Preço e disponibilidade
A pré-venda do iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max começa nessa sexta-feira (15) nos Estados Unidos. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil, porém a Apple já revelou os preços por aqui:
- iPhone 15 Pro: a partir de R$9.299 (128GB)
- iPhone 15 Pro Max: a partir de R$10.999 (256GB)
Mais informações estão disponíveis no site oficial da Apple.