iPhoneNotícias

iPhone 16e: novo telefone da Apple traz chip do ano custando menos

iPhone 16e

Após ter confirmado o anúncio de um novo produto para esta quarta-feira (19), a Apple finalmente anunciou hoje o novo iPhone 16e. O aparelho é um misto de iPhone 14 e iPhone 16, trazendo recursos modernos como o chip A18 e câmera de alta resolução custando menos que os iPhones da linha atual.

Principais destaques do iPhone 16e

Apesar do nome iPhone 16e, esse novo telefone se parece mais com um iPhone 14 – pelo menos do lado de fora. O aparelho conta com uma tela OLED de 6.1 polegadas e tem um recorte no topo para os sensores do Face ID. A Apple optou pelo nome “16e” justamente por conta do que está dentro desse novo iPhone: um chip A18.

O A18 é o chip presente em toda a linha iPhone 16. O processador de seis núcleos e a GPU de quatro núcleos entregam alto desempenho mesmo em tarefas mais pesadas. Segundo a Apple, o chip A18 do iPhone 16e faz com que o aparelho seja 80% mais rápido do que um iPhone 11, por exemplo. A combinação do chip mais potente com 8GB de memória RAM permitiu que a Apple habilitasse os recursos da inteligência artificial Apple Intelligence no iPhone 16e.

A câmera traseira do iPhone 16e tem a mesma lente principal da câmera do iPhone 16 com 48 megapixels de resolução e abertura f/1.6. Isso significa que o iPhone 16e é capaz de capturar fotos em 48 megapixels ou 24 megapixels com a tecnologia Fusion, que combina pixels para obter melhor resultado nas imagens. No entanto, não há uma segunda lente ultra-angular ou teleobjetiva para zoom óptico neste novo iPhone.

iPhone 16e

Já a câmera frontal também é a mesma dos demais iPhones mais recentes, com um sensor de 12 megapixels. As duas câmeras são capazes de gravar vídeos 4K em até 60 quadros por segundos com Áudio Espacial.

Outro destaque do iPhone 16e é o novo chip C1, o primeiro modem desenhado pela própria Apple. Esse chip é responsável por gerenciar a conectividade celular do aparelho e, segundo a empresa, é muito mais eficiente no quesito consumo de bateria.

Por falar em bateria, a Apple diz que o aparelho possui autonomia de até 26 horas para reprodução de vídeos offline. O aparelho pode ser recarregado através do conector USB-C, assim como no iPhone 15 em diante. Um detalhe importante é que, apesar do suporte ao carregamento por indução, o iPhone 16e não é compatível com acessórios MagSafe.

iPhone 16e: novo telefone da Apple traz chip do ano custando menos

O iPhone 16e também conta com:

  • Conectividade via satélite (ainda não disponível no Brasil)
  • Detecção de acidentes
  • Vidro Ceramic Shield
  • Botão de Ação

Preço e disponibilidade

Ainda sem data para ser lançado no Brasil, a Apple já confirmou que o iPhone 16e custará a partir de R$5.799 na versão com 128GB de armazenamento. Há opções com 256GB e 512GB de armazenamento, além de ser possível escolher entre as cores preto e branco.

Com o lançamento do iPhone 16e, a Apple deixou de vender o iPhone 14 em sua loja oficial – porém o aparelho continua disponível no varejo.

Mais informações estão disponíveis no site oficial da Apple.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.