Sem nenhuma surpresa, o iPhone 5 foi oficialmente lançado pela Apple no evento de Quarta-Feira (12/09). A sexta geração do iPhone é exatamente igual aos modelos vazados nos últimos meses.
O iPhone 5 recebeu uma série de mudanças em relação ao design, começando pela nova tela Retina agora com 4 polegadas (a antiga tela tinha 3.5 polegadas). Segundo a Apple, o aumento da tela na vertical não afetará em nada na utilização do aparelho, já que as bordas foram diminuídas para o aumento da tela, sendo assim, o iPhone 5 tem aproximadamente 9 milímetros a mais na altura comparado ao iPhone 4S. Pra quem estava preocupado com o aumento, eles afirmam que ainda será possível utilizar o aparelho com uma única mão.
A tampa traseira do iPhone 5 agora é feita com alumínio, o que proporciona um aparelho mais leve e fino. Ele está disponível nas cores preto (parte de vidro)/chumbo (parte de alumínio) e branco (parte de vidro)/prata (parte de alumínio).
O desempenho também melhorou muito, o iPhone 5 agora vem equipado com o novo processador A6 ARM Cortex A15 que segundo os criadores do chip, chega a ser 40% mais rápido que o processador A5 do iPhone 4S e A5X do novo iPad. A Apple foi a primeira empresa a utilizar o Cortex A15 em um dispositivo, o que fez o iPhone 5 bater de frente com vários outros smartphones na questão de desempenho. O novo processador é menor que os anteriores, sendo assim consome muito menos bateria.
O iPhone 5 também conta com 1GB de memória RAM (o dobro do iPhone 4S), tornando o aparelho duas vezes mais rápido.
A GPU do aparelho também recebeu melhorias significativas, agora com quatro núcleos o desempenho gráfico está duas vezes melhor. Durante a apresentação do iPhone 5 foi demonstrado o novo jogo Real Racing 3 da EA e foi possível perceber a grande melhoria.
Dica: Assista o vídeo em HD para ver melhor os detalhes dos gráficos.
Assim como o novo iPad, o iPhone 5 agora tem suporte à redes HSPA, HSPA+, DC-HSDPA e 4G LTE de até 100 Mbps. A antena Wi-Fi também foi melhorada, agora suportando a frequência 5GHz com até 150 Mbps.
O iPhone 5 utiliza o novo formato de chips Nano-SIM, menor que o atual Micro-SIM do iPhone 4/4S. No Brasil as operadoras ainda não vendem o novo formato, por isso até o mesmo ser comercializado aqui não será possível utilizar as funções do celular no aparelho comprado no exterior.
A câmera traseira iSight aparentemente não teve muitas mudanças em comparação ao iPhone 4S. Ela continua com 8 Megapixels, porém agora com novas lentes e ajustes que possibilitam a captura de fotos mais nítidas e com mais detalhes, além disso, graças ao processador A6 a captura de fotos ficou muito mais rápida, sendo possível até tirar fotos enquanto um vídeo HD 1080p é gravado sem interferir em nada.
Já a câmera frontal recebeu uma grande melhoria, a antiga câmera VGA do iPhone 4/4S deu lugar a uma câmera FaceTime HD 720p para garantir melhor qualidade nas vídeo-chamadas.
Um novo recurso do iPhone 5 presente no iOS 6 é a possibilidade de tirar fotos panorâmicas de até 28 Megapixels, tudo isso graças ao giroscópio presente no aparelho.
O conector USB de 30 pinos existente desde 2003 também foi deixado de lado, dando lugar ao novo conector Lightning de 8 pinos menor e mais resistente, além de prometer uma transmissão mais rápida de dados. A Apple já está vendendo um adaptador Lightning para o conector 30 pinos, possibilitando que acessórios que utilizam o antigo conector sejam utilizados no iPhone 5.
O iPhone 5 recebeu também várias outras melhorias básicas, como na duração da bateria, áudio do auto-falante e um terceiro microfone para melhorar o som e diminuir ruídos externos.
A Apple divulgou um vídeo em seu canal no YouTube com uma apresentação mais detalhada do aparelho, que pode ser assistido abaixo:
Os preços do iPhone 4S se manteram nos Estados Unidos. Em praticamente todos os outros países os preços sofreram um reajuste e aumentaram. Possívelmente o valor no Brasil deve aumentar também.
A pré-venda do iPhone 5 começou na Sexta-Feira (14/09), as vendas se iniciam na Quarta-Feira (21/09) em oito países, sendo eles:
- Estados Unidos
- Canadá
- Reino Unido
- França
- Alemanha
- Austrália
- Japão
- Hong Kong
- Singapura
O Brasil deve receber o iPhone 5 entre as últimas semanas de novembro e a primeira quinzena de dezembro. Mais informações podem ser encontradas no site oficial da Apple.