Mais um ano, mais um iPhone. Agora que o iPhone 7 e o iPhone 7 Plus já foram oficialmente lançados, começam a surgir na internet os primeiros rumores sobre a próxima geração — se bem que já se fala do iPhone de 2017 há algum tempo. De acordo com uma informação divulgada pelo analista de segurança da KGI Ming-Chi Kuo ao site MacRumors, a “edição especial” do próximo ano terá modelos com a parte traseira feita em vidro e até mesmo aço inoxidável.
O analista, que tem ótimas fontes na Apple, acredita que a empresa irá adotar novamente o vidro como material da parte traseira dos novos iPhones a partir de 2017, fazendo com que todas as cores tenham um acabamento brilhante — lembrando muito o iPhone 4 com a traseira de vidro. Com o iPhone 7, a Apple apresentou a nova cor “Jet Black“, um preto brilhante obtido por meio de processos químicos feitos no alumínio, processo que é extremamente trabalhoso e muito suscetível aos riscos. Para evitar estes problemas e criar várias cores brilhantes em todos os modelos, mudar o material para o vidro será a melhor solução.
Já sobre o vidro frontal, alguns rumores apontam para a adoção de uma tela curva com vidro 3D nos próximos iPhones Plus, porém Kuo afirma que a próxima geração ainda deve manter o atual vidro 2.5D com apenas os cantos levemente arredondados. Vale ressaltar que, anteriormente, o analista já havia dito que os iPhones de 2017 contarão com novas telas de OLED e possivelmente um pouco maiores do que as atuais.
Por fim, Kuo lembra que, ao adotar o vidro na peça traseira, será necessário que haja pelo menos uma estrutura metálica no corpo do aparelho para que não ocorram interferências na transmissão dos sinais de celular, Wi-Fi e afins — exatamente como no iPhone 4. A Apple estaria considerando criar essa estrutura utilizando o mesmo aço inoxidável do Apple Watch para que o visual brilhante seja contínuo, porém, como o material é mais caro, pode ser que os modelos mais baratos do novo iPhone sejam lançados com uma estrutura fosca de alumínio entre a tela e o vidro traseiro.
Em uma nota relacionada, a Business Insider comentou que, recentemente, um suposto funcionário da Apple em Israel que estaria trabalhando no projeto do iPhone de 2017 teria se referido várias vezes ao aparelho como “iPhone 8”, corroborando os rumores de que a Apple realmente irá pular o “7s” no próximo ano para lançar uma “edição especial” no aniversário de 10 anos do smartphone.