iPhone

iPhone SE de terceira geração é lançado com chip A15 e suporte ao 5G

Em seu evento especial desta terça-feira (8), a Apple anunciou o tão esperado iPhone SE de terceira geração. A nova geração do modelo de entrada do smartphone da Apple mantém o já conhecido design com bordas e botão Início, porém traz o chip A15 Bionic mais poderoso, suporte ao 5G e também câmeras melhoradas.

iPhone SE 3 em novas cores.

O primeiro iPhone SE, lançado em 2016, foi anunciado como uma alternativa menor e mais barata ao telefone da Apple. Neste ano, o iPhone SE de terceira geração repete a fórmula e chega com o mesmo design de antes, que inclui bordas grandes ao redor da tela, botão Início com Touch ID e um painel LCD de 4.7 polegadas.

No entanto, o novo aparelho se destaca por seu interior, já que o iPhone SE de 2022 é equipado com o chip A15 Bionic – o mesmo da linha iPhone 13 e do iPad mini de sexta geração. Segundo a Apple, o novo iPhone SE é quase duas vezes mais potente do que o iPhone 8 com o chip A11 Bionic. Seu processador de seis núcleos garante alta performance mesmo ao executar apps e jogos pesados.

Além disso, a empresa destaca que o iPhone SE de terceira geração receberá atualizações do iOS durante vários anos graças ao chip mais recente. Isso certamente torna o aparelho mais atrativo para os consumidores, já que irá durar mais tempo.

Outra importante melhoria no iPhone SE deste ano fica por conta da bateria, que agora está maior. Embora não revele especificações técnicas, a empresa afirma que o iPhone SE de terceira geração suporta até 10 horas de reprodução de vídeo por streaming, enquanto o modelo da geração passada só entrega cerca de 8 horas de autonomia nas mesmas condições.

iPhone SE 3 na cor meia-noite.

Mantendo a câmera traseira de 12 megapixels com abertura f/1.8 da geração anterior, o iPhone SE de terceira geração é capaz de registrar fotos e vídeos com melhor qualidade graças ao pós-processamento aprimorado do chip A15 Bionic. Recursos como o Smart HDR 4 e o Deep Fusion, antes inexistentes no iPhone SE, deixam as imagens mais equilibradas e nítidas.

Os Estilos Fotográficos do iPhone 13, que utilizam inteligência artificial para alterar o aspecto das cores apenas em áreas específicas da imagem enquanto mantém os tons de pele e cor do céu equilibrados, agora estão disponíveis também no iPhone SE de terceira geração. O aparelho também grava vídeos em 4K e possui câmera frontal de 7 megapixels.

A Apple também deu ênfase ao suporte para redes 5G, que pela primeira vez está disponível no telefone mais barato da empresa. Com isso, os usuários do novo iPhone SE estarão prontos para acessarem a mais nova rede de internet móvel com velocidades altas e latência reduzida.

iPhone SE 3 em todas as cores.

Infelizmente, as novidades têm seu preço. No Brasil, o iPhone SE de terceira geração será lançado com preços a partir de R$4.199, enquanto a geração anterior custava R$3.699 em sua versão de entrada. O aparelho está disponível com 64GB, 128GB e 256GB de armazenamento interno, nas cores Meia-noite, Estelas e Vermelho.

A Apple informa que o iPhone SE de terceira geração será lançado no Brasil em breve. Mais detalhes estão disponíveis no site da empresa.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.