Anunciado no dia 21 de março, o lançamento do iPhone SE no Brasil está cada vez mais próximo. Nesta semana, a ANATEL — Agência Nacional de Telecomunicações — concluiu o processo de homologação do novo smartphone da Apple.
Como mostra a documentação do órgão de regulamentação, o modelo homologado que será vendido no Brasil é o A1723 — diferente do modelo comercializado normalmente nos Estados Unidos. Para conseguir comprar o modelo brasileiro nos Estados Unidos é necessário ir até uma Apple Store física e solicitar o iPhone SE full-price (preço cheio) da operadora Sprint, que é desbloqueado. Os modelos padrões vendidos nas lojas americanas (A1662) físicas e online não são compatíveis com o 4G do Brasil.
A agência disponibilizou também algumas fotos do modelo prata que foi enviado para a realização dos testes. Curiosamente, o aparelho não conta com a marca “SE” na parte traseira, provavelmente por se tratar de uma unidade interna.
Assim como o iPad Pro de 9.7 polegadas, que também foi homologado pela ANATEL recentemente, o documento menciona a Foxconn do Brasil como uma das montadoras do produto. Apesar disso, não necessariamente a Apple deve montar o iPhone SE no Brasil para conseguir redução nos impostos.
Agora, com a homologação concluída, depende apenas da Apple para que o iPhone SE comece a ser vendido no Brasil — algo que deve acontecer nas próximas semanas. Até o momento, não há qualquer informação oficial de data ou valores.