Após vários rumores — e muitos deles corretos — a Apple apresentou hoje oficialmente durante o evento especial para a imprensa o iPhone SE, o novo smartphone menor e mais barato da empresa. Apesar de ser visualmente idêntico ao iPhone 5s, o iPhone SE tem praticamente todas as novidades do iPhone 6s.
A tela Retina do iPhone SE tem 4 polegadas e resolução de 1136×640, sendo 326 pixels por polegadas. A tecnologia 3D Touch, que torna a tela sensível à pressão do toque, ficou de fora do iPhone SE — continuando como uma exclusividade do iPhone 6s. O corpo é o mesmo do iPhone 5s, feito em alumínio e com 7,6 milímetros de espessura, pesando apenas 113 gramas. Assim como o iPhone 6s, o iPhone SE está disponível nas cores: dourado, prata, ouro rosa e cinza espacial.
O novo iPhone menor é equipado com o processador A9 de 64 bits, que garante o mesmo desempenho do iPhone 6s — que é 2 vezes mais rápido em comparação com o antigo 5s — além de contar com o coprocessador de movimentos M9 que permite, entre várias coisas relacionadas ao uso de saúde, utilizar o recurso “E aí Siri” mesmo estando com o iPhone fora da tomada.
A câmera traseira deve surpreender os usuários, já que é a mesma utilizada no iPhone 6s, com um sensor de 12 Megapixels capaz de capturar Live Photos e panoramas com até 63 Megapixels de resolução. Os vídeos agora também podem ser gravados em 4K com 30 quadros por segundo, além da câmera lenta em 1080p com 120 quadros por segundo ou 720p com 240 quadros por segundo. A câmera frontal manteve a mesma resolução de 1.2 Megapixels do iPhone 6, porém, agora com o flash frontal para selfies.
O Touch ID também está presente no iPhone SE e, apesar de não ser a segunda geração do sensor que é mais rápido para efetuar a leitura, é uma componente fundamental para o uso do Apple Pay. O sistema de pagamentos móveis da Apple, que continua em expansão ao redor do mundo, agora pode ser utilizado em todos os iPhones mais recentes, incluindo o SE.
As antenas de Wi-Fi e LTE do iPhone SE também foram aprimoradas com as tecnologias mais recentes, permitindo conexões de até 433 Mbps no Wi-Fi e 150 Mbps no 4G. Também estão presentes o Bluetooth 4.2 com baixo consumo de energia e sensor NFC para o Apple Pay. A Apple também promete que a autonomia da bateria do iPhone SE é consideravelmente melhor que a do iPhone 5s, alcançando até 13 horas de navegação na internet Wi-Fi ou 4G.
Com especificações em um nível top-de-linha esperava-se que o iPhone SE fosse vendido por um valor próximo ao do iPhone 6, porém a Apple surpreendeu com os preços: $399 para o modelo com 16GB de armazenamento interno e $499 para o modelo com 64GB. São 250 Dólares a menos do que o iPhone 6s para ter quase todas as tecnologias mais recentes em um aparelho menor. O iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone 6s e iPhone 6s Plus continuarão sendo vendidos pelo mesmo valor de sempre.
A pré-venda do iPhone SE começa dia 24 de março nos Estados Unidos, sem previsão de chegada ou preços no Brasil.