Antes que qualquer dispositivo eletrônico transmissor de ondas seja vendido no Brasil, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) precisa aprová-lo após vários testes — é por isso que, geralmente, os produtos demoram para serem lançados por aqui. A boa notícia é que, neste ano, a agência liberou a homologação do novo iPhone Xs Max em menos de duas semanas após o anúncio do produto nos Estados Unidos.
Embora não seja possível acessar a documentação, o modelo A2101 do iPhone já consta como homologado no sistema da Anatel. A versão menor do iPhone Xs ainda não apareceu por lá, mas provavelmente agora é apenas questão de tempo até que isso aconteça. Aos que tinham alguma dúvida, os modelos comercializados no Brasil serão os mesmos da Europa (A2097 e A2101), já que o iPhone Xs vendido nos Estados Unidos não é compatível com todas as frequências de 4G do Brasil.
De acordo com a própria Apple, será oferecida assistência técnica para quem comprar um outro modelo do iPhone Xs lá fora. Se for necessário efetuar a troca por um modelo local, o caso do cliente irá passar por uma análise individual. Por via das dúvidas, é melhor priorizar a compra dos modelos homologados no Brasil.
Ainda não há preços ou data confirmada para a chegada dos novos iPhones no Brasil. Porém, baseado nos anos anteriores, isso deve acontecer logo no início de novembro. Os valores dificilmente vão ficar por menos de 7 mil reais na opção “mais barata”, tendo em vista que este já era o preço do antigo iPhone X.
Atualização:
A versão tradicional do iPhone Xs, com tela de 5.8 polegadas, também já foi homologada pela Anatel. Como esperado, o modelo que será vendido no Brasil é o A2097 — o mesmo da Europa.
Com informações de Pinguins Móveis via Tecnoblog.