Você provavelmente já deve ter ouvido a frase “iPhone com dois chips” no meio de alguma piada. Só que, neste ano, isso se tornou realidade. Durante a apresentação de ontem (12), a Apple anunciou que o iPhone Xs e o iPhone Xs Max de fato suportam o uso de dois chips de celular. A forma como isso foi implementado, porém, está confundindo alguns usuários ao redor do mundo.
A implementação de dois chips como muitos imaginam realmente existe. O iPhone Xs Max, especificamente, terá um modelo exclusivo para a China que possibilita o uso de dois chips tradicionais dentro do aparelho. Para os outros países, há um método diferente para se utilizar as duas linhas telefônicas nos novos iPhones.
Tanto o Apple Watch (desde o Series 3) e o iPad (desde o Air 2) trazem um eSIM interno — ou seja, um chip virtual controlado exclusivamente pelo sistema. E é essa mesma tecnologia que está presente no iPhone Xs e iPhone Xs Max. Além do chip físico, será possível contratar uma segunda linha telefônica por meio do próprio aparelho.
De acordo com um artigo de suporte oficial da Apple, a ativação de um novo plano no chip virtual será feita por meio do próprio aplicativo da operadora ou com um QR Code fornecido ao contratar o plano. Basta abrir o app Ajustes do iPhone escanear o código para efetuar a ativação do chip. Por lá também será possível definir as funções de cada chip — como o número principal para efetuar chamadas e utilizar o iMessage e outro número apenas para utilizar o plano de dados.
Na Central de Controles, é possível visualizar o sinal de cada um dos chips ativados no iPhone. Ao abrir o aplicativo Telefone, o usuário pode escolher com qual chip deseja efetuar as ligações ou enviar mensagens de texto. Recursos como o iMessage e FaceTime só podem ser ativados com um dos dois números.
Por enquanto, o chip virtual do iPhone Xs funciona somente em alguns poucos países — incluindo Alemanha, Canadá e Estados Unidos. Como o iPhone Xs ainda não foi lançado no Brasil, não há informações sobre a disponibilidade do recurso por aqui. Mas vale lembrar que, neste momento, apenas a operadora Claro é compatível com o recurso eSIM.
Atualização (16/09/2018):
O iPhone Xr também suporta o uso de duas linhas telefônicas por meio da tecnologia eSIM.