O desenvolvedor e hacker Axi0mX descobriu recentemente uma nova brecha de segurança chamada “checkm8” que possibilita o processo de jailbreak quase todos os iPhones. Ele publicou recentemente no Twitter um vídeo que mostra um iPhone X (que usa o chip A11) sendo ligado no modo “verbose“, que exibe em detalhes tudo o que acontece ao iniciar o sistema operacional. Isso só é possível com modificações no núcleo do sistema.
O jailbreak consiste em remover as restrições de segurança da Apple para instalar aplicativos por fora da App Store e também para modificar praticamente todo o sistema operacional.
De acordo com o hacker, foi possível desbloquear o aparelho em apenas dois segundos utilizando a nova brecha de segurança. O interessante é que o iPhone está rodando o iOS 13.1.1, uma das versões mais recentes disponíveis para todos os usuários. Até agora, a solução se trata de um método “semi-tethered”, em que é preciso utilizar um computador sempre que o aparelho é reiniciado para aplicar o destravamento novamente.
O mais importante sobre o “checkm8”, porém, é o fato da falha ser “incorrigível” de acordo com Axi0mX. Isso porque a brecha foi descoberta nos chips da Apple, e não no sistema operacional. Dessa forma, a Apple não consegue simplesmente lançar uma atualização do iOS para impedir o jailbreak nesses aparelhos, o que garante a realização do procedimento mesmo nas versões mais recentes do sistema.
Ainda há muito o que ser feito até que os desenvolvedores criem uma ferramenta funcional que destrave os aparelhos e instale apps como o Cydia, mas parece que não vai demorar muito até isso acontecer.
Texto original publicado em 9to5Mac.