Notícias

Lançamento do iPhone 15 no Brasil é marcado por problemas de logística e falta do aparelho em lojas físicas

Conforme anunciado recentemente pela Apple, as vendas do iPhone 15 no Brasil começaram oficialmente nesta sexta-feira (29), representando um marco histórico para o país – que pela primeira vez recebeu os lançamentos apenas uma semana após a chegada dos aparelhos nos EUA. No entanto, quem procurou pelo iPhone 15 em lojas físicas se decepcionou por não encontrar os aparelhos em estoque.

Sem iPhone 15 para quem quer comprar

Apesar do lançamento oficial nessa sexta, o iHelp BR apurou por meios próprios e também através de informações dos nossos leitores que as lojas físicas de revendedores autorizados da Apple não receberam quaisquer unidades do iPhone 15, iPhone 15 Plus, iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max. As únicas lojas com os aparelhos disponíveis são as Apple Stores oficiais do Morumbi em São Paulo e VillageMall no Rio de Janeiro.

Lojas de operadoras também não receberam unidades do iPhone 15 até o momento em que a matéria foi publicada. Fontes do varejo contaram ao iHelp BR que a Apple teria segurado o envio dos aparelhos apesar do lançamento marcado para o dia 29, o que teria resultado em atrasos na logística das lojas. Segundo fontes que conversaram com o iHelp BR, é pouco provável que os aparelhos cheguem ainda neste fim de semana.

Leitores do iHelp BR que compraram o iPhone 15 na pré-venda, seja no varejo ou na própria loja online da Apple, também alegam não ter recebido o aparelho até o momento. A Apple prometia entregas a partir dessa sexta-feira, porém alguns pedidos foram atualizados para indicar que a entrega só acontecerá na próxima semana.

Apesar dos problemas de logística entre a Apple e suas parceiras que resultou em uma escassez de iPhone 15, a empresa segue promovendo o lançamento do iPhone 15 no Brasil através de influenciadores que já receberam o aparelho da marca para divulgação.

Lançamento sigiloso e confuso

Não é a primeira vez que um lançamento de iPhone no Brasil acaba em confusão. Em 2021, o iHelp BR reportou que muitos clientes também tiveram que lidar com a falta de estoque no varejo na data de lançamento do iPhone 13 no Brasil. Na época, algumas lojas chegaram a interromper a pré-venda.

Neste ano, a impressão que fica é de que a Apple não se planejou para lançar o iPhone tão rapidamente no Brasil. Apesar de rumores, a empresa só confirmou que os aparelhos chegariam ao país nessa sexta-feira no início da semana – e a pré-venda na quarta (27) já havia sido anunciada. Mesmo os revendedores oficiais da marca no Brasil não sabiam dizer ao certo quando o iPhone 15 estaria disponível nas lojas.

Com apenas dois dias de pré-venda, muitas lojas acabaram deixando seus clientes na mão, já que não há muito o que ser feito além de instruir os consumidores a aguardarem mais alguns dias até a chegada dos iPhones. Infelizmente, mesmo com um lançamento em tempo recorde, a Apple ainda parece ter um certo desdém com o Brasil, que carece de um lançamento organizado como há em outros países.

Lançamento do iPhone 15 no Brasil é marcado por problemas de logística e falta do aparelho em lojas físicas

Se você também não conseguiu encontrar o iPhone 15 nas lojas, compartilhe seu relato conosco através das nossas redes sociais, @iHelpBR.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.