Sem muito alarde, a Apple passou a disponibilizar uma visualização no navegador para os locais compartilhados pelo seu aplicativo Mapas. Com isso, os usuários que não possuem um iPhone, iPad, Mac ou Watch poderão abrir normalmente os links do Apple Maps com informações de determinados locais, incluindo endereço, telefone, fotos e opiniões.
Ao abrir os links no Safari por um dispositivo da Apple, o usuário automaticamente será redirecionado para o aplicativo Mapas — como sempre foi. Porém, quem tentar abrir um link do Apple Maps no Chrome ou qualquer outro navegador, incluindo em outras plataformas, poderá acessar todos os dados do local. A Apple não comentou nada, mas é bem provável que a empresa esteja se preparando para lançar seu serviço de mapas completo para qualquer pessoa na internet.
Ainda no começo do ano, quando foi divulgada a data da WWDC 2016, a página do evento contava com uma implementação do Apple Maps totalmente funcional — algo nunca visto até então. Um desenvolvedor conseguiu até mesmo portar o pequeno mapa para uma página dedicada na época. Desde então, especulações sugerem que a Apple está trabalhando em uma API de seus mapas para a internet.
Seja como for, agora ao menos os usuários dos produtos da Apple já podem compartilhar locais pelo aplicativo Mapas do sistema sem ter que se preocupar com a compatibilidade em outras plataformas. Aliás, experimente abrir esta página do Apple Maps em seu navegador.