Um dia após o lançamento do novo iMac com chip M4, a Apple anunciou uma nova geração do Mac mini. O computador de mesa portátil da marca ficou ainda mais compacto e também ganhou o chip Apple Silicon mais recente.
Novidades do Mac mini M4
O destaque do novo Mac mini fica por conta do design, que agora está ainda menor. O mini computador cabe na palma da mão e se assemelha a uma Apple TV. São apenas 12 centímetros de largura e profundidade. Porém, apesar do tamanho, o Mac mini é superpoderoso.
Por dentro, o novo Mac mini é equipado com o chip M4 – o mesmo do novo iMac e iPad Pro de 2024. O M4 possui até 10 núcleos de processamento e mais 10 núcleos gráficos. O novo Neural Engine é capaz de realizar 38 trilhões de operações por segundo, tornando o M4 o primeiro chip da Apple criado especificamente para tarefas de inteligência artificial.
A Apple também apresentou o chip M4 Pro, uma versão ainda mais poderosa do chip disponível para o Mac mini. O M4 Pro conta com até 14 núcleos de processamento e até 20 núcleos gráficos, o que garante o dobro de desempenho do M4 padrão para certas tarefas. Com o M4 Pro, os usuários podem configurar o Mac mini com até 64GB de memória RAM.
Comparado com o antigo Mac mini Intel, a nova versão com chip M4 Pro chega a ser quatro vezes mais rápida.
Na parte da frente, o Mac mini conta com duas portas USB-C e entrada para fones de ouvido. Já a parte traseira inclui o conector de energia, porta Ethernet, HDMI e três portas USB-C com tecnologia Thunderbolt (que pode ser a versão 4 ou 5 a depender do chip escolhido). Vale lembrar que o Mac mini é apenas uma “CPU”. O usuário precisa conectar um teclado, mouse e monitor (não inclusos) para utilizá-lo.
Preço e disponibilidade
Ainda sem data para ser lançado no Brasil, a Apple já confirmou que o novo Mac mini M4 chegará por aqui custando a partir de R$7.499 na versão com 16GB de RAM e 256GB de SSD. Nos Estados Unidos, a pré-venda começou hoje e o lançamento está marcado para o dia 8 de novembro.
Mais informações estão disponíveis no site oficial da Apple.