Depois de ter o Mac OS X Lion Developer Preview 1 para testarem, a Apple libera uma nova atualização do programa de testes. O que ocorreu agora, foi bem a cara da Apple em que quase nada foi mudado visualmente e só melhorou o iCal, onde ficou num estilo bem elegante, e renovação do código, bugs, retirada de algumas coisas que não achamos ainda (isto é a cara da Apple) e que o futuro nos dirá brevemente.
A nova build, que tem a identificação pelo código 11A419. Foi liberada ontem pela Apple, e para baixar, a Apple disponibiliza uma forma de baixar que nem baixamos apps premiados, por promocodes. Quem ganha este código, tem que ser desenvolvedor da Apple para Mac, porém, se você não é, não é necessário pagar 100 dólares para obter a licença, ao menos que não queira fazer apps – se não é, confira aqui sobre.
E as novidades? Teve algumas. Além de só continuar com o que já teve na build antiga, eles modificaram o iCal, como havia dito, retornaram o tema grafite do Mac – este tema havia sumido na versão anterior, e nisso a Apple nos demonstra ela de volta o/ – e também há a mais importante, a renovação de partes do código e nos sistemas de núcleo.
Caso ficou irritado com a iOSzação (minha mistura de iOS + customização) que teve no Mac OS X, engula essa no iCal. Na minha humilde opinião, ficou a mistura perfeito. Ficou com um estilo muito rústico e bem voltado para o tema que o aplicativo propôs. Com uma parte de aplicativo com fundo estilo madeira e com um efeito de “papel rasgado” que nem no Notas do iOS, a Apple acerta em tudo nisso. Restante ficou parecido mesmo com um papel de agenda que usamos no dia a dia para suprir nossa necessidade de interagir organizadamente.
Alguém que tenha Mac, já notou que quando vamos editar a aparência do Mac, tem ali no primeiro lugar das listas de modificações chamada “Aparência” e uma caixa para escolher alguma coisa? Então, ali desde antigos tempos encontramos um estilo grafite que invés de deixar os botões de fechar, minimizar, abrir coloridos, fica numa coloração grafite, que considero horrendo. Pois bem, na Mac OS X Lion Developer Preview 1, isto havia sumido e a Apple agora decide resgatar novamente o módulo que muitos gostam, isto é bom.
Felizmente, só teve essas, e até agora nada de bugs. Quem aí já testou, notificou alguma anomalia no sistema? Até agora não tivemos nenhum caso relatado para nós analisarmos, e até a Apple não deve ter recebido nada. Dona Apple, você tem 2 meses para montar esse sistema bom e pá – faltam 2 meses para a WWDC :D.