Nós sempre costumamos comentar sobre alguns produtos da Apple que fazem aniversário, como foi o caso dos 30 anos do Macintosh e 10 anos do iPhone. Só que, ao contrário destes que foram citados, o Mac Pro que hoje completa cinco anos ainda é vendido oficialmente.
Anunciado em junho de 2013, durante a mesma apresentação da WWDC em que o iOS 7 foi anunciado, a última geração do Mac Pro mudou completamente o conceito do computador profissional da Apple. Por ser produzido apenas nos Estados Unidos em baixa quantidade, o novo Mac Pro só chegou às lojas em 19 de dezembro do mesmo ano.
Para aquela época, o Mac Pro trouxe apenas componentes de ponta, incluindo processadores Intel Xeon e gráficos AMD FirePro. O problema é que os anos se passaram e a Apple ainda vende o mesmo Mac Pro de 2013. Por algum motivo que nunca foi confirmado oficialmente, a empresa nunca mais atualizou a máquina — mas também não a descontinuou.
Após vários consumidores se questionarem sobre o futuro do Mac Pro, a Apple decidiu em 2017 falar abertamente sobre o assunto. Nenhum motivo foi mencionado, mas o vice-presidente de marketing da Apple, Phil Schiller, garantiu que a empresa está trabalhando em uma nova versão do Mac Pro totalmente redesenhada, com especificações atualizadas e pensado para ser modular.
Tempos depois, a Apple apresentou o iMac Pro para atender parte de seus usuários profissionais que precisavam de uma máquina atualizada para trabalho. Já no início deste ano, diretor de marketing de produtos da linha Mac, Tom Boger, disse que a nova geração do Mac Pro ficará para 2019.
Fica a dúvida agora sobre quando exatamente este Mac Pro será apresentado e como será o tal design modular que já foi confirmado pela Apple. Não é difícil de se imaginar, porém, que esse lançamento só irá acontecer de meados para o final do ano.