Depois de reformular a linha do MacBook Pro e reduzir os preços do MacBook Air, a Apple descontinuou sem muito alarde o MacBook com tela Retina de 12 polegadas. O modelo em questão foi lançado em 2015 como o notebook mais portátil e fino já feito pela empresa. Só que, a partir de hoje (9), já não é mais possível encontrá-lo nas lojas online da Apple.
O computador não foi mais atualizado desde 2017, nem mesmo para receber a versão corrigida do teclado com mecanismo “borboleta”. Com o lançamento do MacBook Air redesenhado em 2018, o futuro do MacBook 12″ ficou ainda mais incerto. Apesar de ter especificações inferiores aos demais modelos vendidos, ele custava até mais caro do que versões de entrada do MacBook Air e Pro. Isso porque, por ser ultra compacto, os custos de produção eram altos.
Quando foi anunciado, o MacBook de 12 polegadas repercutiu em várias discussões por fugir do padrão da Apple na época. Ele foi primeiro computador da empresa com USB-C, mas oferecia apenas uma única conexão — além da entrada para fones de ouvido. O problemático teclado de mecanismo “borboleta” também apareceu pela primeira vez neste modelo, que serviu de inspiração para os demais notebooks da marca.
A Apple não quis se manifestar sobre o fim do notebook, mas não é difícil de imaginar que seja por conta das vendas fracas. Ter o preço elevado e ao mesmo tempo competir com outros Macs que são melhores e custam menos certamente contribuiu para que o MacBook com tela Retina de 12 polegadas caísse no esquecimento.
Em uma nota relacionada, o antigo MacBook Air sem tela Retina também foi descontinuado hoje. A Apple ainda vendia esse modelo em todo o mundo por valores mais baixos. Apesar disso, tanto o MacBook de 12″ quanto o MacBook Air clássico ainda devem ser comercializados em revendedores autorizados com preços promocionais até o fim dos estoques.