Apenas dois dias após ter sido lançado nos Estados Unidos, o novo MacBook Pro com tela de 13 polegadas e chip M1 da Apple foi homologado no Brasil pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). A homologação é necessária para que o produto receba autorização para ser vendido por aqui.
Conforme apurado pelo Tecnoblog, o certificado de conformidade técnica do novo MacBook Pro 13″ com chip M1 foi emitido ainda na terça-feira (10). O modelo em questão é o A2338, que provavelmente é único para o mundo todo já que os Macs não contam com variações de modelos por não terem rede celular.
Embora o documento não mencione diretamente o novo MacBook Pro, o Tecnoblog observou que as especificações técnicas do produto listadas no certificado incluem duas conexões USB-C e Wi-Fi 6 (802.11ax), que só está disponível nos Macs recém-lançados. Foi possível confirmar que o certificado se trata do MacBook Pro por conta da fonte de energia de 61W que o acompanha.
Como sempre, o novo MacBook Pro vendido aqui no Brasil será totalmente importado. O certificado aponta que a máquina é fabricada tanto em Chengdu e Xangai, na China. Apesar da homologação, a Apple ainda não disse quando os novos Macs serão lançados por aqui. O MacBook Air e o Mac mini com chip M1 ainda não foram homologados.
A principal novidade destes novos Macs é justamente o chip M1, que substitui os processadores Intel com uma CPU de arquitetura ARM — que promete ser mais potente e ao mesmo tempo eficiente no consumo de energia. No Brasil, o novo MacBook Pro chegará custando a partir de R$17.299.