Além dos novos Mac mini, a Apple lançou também nesta terça-feira (17) uma nova geração do MacBook Pro de 14 e 16 polegadas. Mantendo o design dos modelos de 2021, os novos MacBook Pro agora são equipados com os chips M2 Pro e M2 Max para oferecer ainda mais desempenho.
O chip M2 Pro é uma variante mais poderosa do M2 que chega como sucessor do M1 Pro introduzido com os MacBook Pro de 2021. O M2 Pro possui o dobro de largura de banda de memória do que o M2, atingindo 200GB/s de velocidade. Os MacBook Pro com chip M2 Pro podem ser configurados com 16GB ou 32GB de memória RAM.
Com 12 núcleos de processamento e 19 núcleos gráficos, o M2 Pro leva o desempenho do MacBook Pro além. A Apple afirma que o MacBook Pro com chip M2 Pro chega a ser 30% mais rápido do que o MacBook Pro com chip M1 Pro para determinadas tarefas. Comparado com a última geração do MacBook Pro lançada com processador Intel, o desempenho do novo modelo chega a ser 80% maior.
Graças aos avanços do chip M2 Pro, usuários do novo MacBook Pro podem conectar a máquina a um monitor externo de resolução 8K pela primeira vez em um MacBook.
Já para os profissionais que trabalham com ferramentas ainda mais pesadas, a Apple lançou também versões dos novos MacBook Pro com o chip M2 Max. Com 400GB/s de largura de banda de memória e suporte até 96GB de RAM, o M2 Max certamente um dos chips mais poderosos da atualidade. Além de seus 12 núcleos de processamento, é possível configurar o M2 Max com 30 ou 38 núcleos gráficos.
Segundo a Apple, o MacBook Pro equipado com M2 Max chega a ser seis vezes mais rápido que a última versão Intel lançada pela empresa. Comparado ao M1 Max, o novo chip é 20% mais poderoso. A aceleração para vídeos ProRes foi aprimorada, tornando esse chip ideal para trabalhos com renderização de vídeo em resolução 8K.
Outras novidades do MacBook Pro com M2 Pro e M2 Max
Além dos chips mais poderosos, a nova geração do MacBook Pro também traz outras novidades. Isso inclui o suporte ao Wi-Fi 6E para conectividade sem fio mais rápida, além de porta HDMI 2.1 com suporte a monitor externo 8K até 60Hz ou 4K até 240Hz. A Apple manteve os tamanhos de 14 e 16 polegadas.
Nos dois tamanhos, o MacBook Pro pode ser configurado com os chips M2 Pro ou M2 Max com opções de 16GB, 32GB, 64GB e 96GB de memória RAM a depender do chip. O armazenamento varia entre 512GB e 8TB de SSD. É possível ainda comprar separadamente um carregador mais potente para reduzir o tempo de carga do laptop.
Preço e disponibilidade
Em sua versão de entrada, o MacBook Pro de 14 polegadas com chip M2 Pro, 16GB de RAM e 512GB de armazenamento chegará ao Brasil por R$23.999. Já os modelos com tela de 16 polegadas começam em R$29.999.
A Apple ainda não informou quando a nova geração do MacBook Pro chegará ao Brasil. Nos Estados Unidos, a máquina já está disponível para pré-venda e será lançada oficialmente no dia 24 de janeiro. Mais informações estão disponíveis no site oficial da Apple.