Após o lançamento de um novo iMac e Mac mini com o chip M4, a Apple também apresentou hoje (30) novos modelos do MacBook Pro. Os laptops profissionais da marca agora contam com o chip M4, além de melhorias na tela e bateria.
O que há de novo no MacBook Pro?
O design do MacBook Pro manteve-se o mesmo da geração passada, embora agora a Apple ofereça a cor Preto Espacial também na versão de entrada. Antes era preciso adquirir um dos modelos mais caros para escolher essa cor. Por dentro, os novos MacBook Pro são equipados com o chip M4, M4 Pro, ou M4 Max.
O M4 possui até 10 núcleos de processamento e mais 10 núcleos gráficos. O novo Neural Engine é capaz de realizar 38 trilhões de operações por segundo, tornando o M4 o primeiro chip da Apple criado especificamente para tarefas de inteligência artificial.
Já o M4 Pro conta com até 14 núcleos de processamento e até 20 núcleos gráficos, o que garante o dobro de desempenho do M4 padrão para certas tarefas. Com o M4 Pro, os usuários podem configurar o Mac mini com até 64GB de memória RAM.
O chip M4 Max leva o desempenho além com até 16 núcleos de CPU e 40 núcleos de GPU. Na versão Max, o MacBook pode ser configurado com até 128GB de memória RAM. Os novos chips são ideais para trabalhos com tarefas pesadas como edição de vídeo em 8K e renderização 3D.
Uma boa notícia é que os modelos base do MacBook Pro ganharam mais memória RAM. A versão M4 começa com 16GB de RAM, enquanto os modelos com M4 Pro começam em 24GB de RAM. Já a versão com o chip M4 Max vem com pelo menos 36GB de memória RAM.
A tela Retina dos novos MacBook Pro agora tem o dobro da intensidade de brilho e pode ser configurada com opção fosca anti-reflexiva. Já a webcam embutida foi atualizada e agora suporta o recurso Palco Central, que enquadra a pessoa automaticamente. Os novos Macs contam ainda com a porta Thunderbolt 5.
Novidades para o MacBook Air
Embora o MacBook AIr não tenha sido atualizado com um novo processador, a Apple também reservou algumas novidades para a linha. A partir de agora, o MacBook Air estará disponível também com 16GB de RAM nas versões de entrada. A novidade vale tanto para os modelos com chip M2 e M3.
Preços e disponibilidade
Ainda sem data de lançamento no Brasil confirmada, a Apple já revelou que o novo MacBook Pro chegará por aqui em breve custando a partir de R$19.999. Já o MacBook Air começa em R$12.499.
Mais informações estão disponíveis no site oficial da Apple.