Em 2012 quando a Apple apresentou o novo MacBook Pro com tela Retina, já havia ficado claro que estaria chegando o fim dos antigos MacBooks Pro. Até o momento, a Apple substituiu praticamente todos os antigos Pro pelos novos Retina, deixando apenas o modelo básico de 13 polegadas do antigo MacBook Pro lançado também em 2012.
Segundo um rumor divulgado pelo DigiTimes, ainda neste ano a Apple vai acabar com a produção do MacBook Pro sem tela Retina parar tirar ele das lojas. É bem provável que isso aconteça somente no final do ano, quando geralmente acontece o lançamento dos novos Macs.
Até hoje o MacBook Pro clássico ainda é notebook mais vendido nos Estados Unidos, porém a Apple tem feito de tudo para mudar isso. No ano passado, o preço do MacBook Pro 13″ com tela Retina foi reduzido de $1499 para $1299, custando apenas 100 dólares a mais que o Pro clássico. No Brasil e também em outros países infelizmente a diferença de preço ainda é alta, no nosso caso chega a ser de R$1200 entre os modelos.
Muitos ainda preferem comprar o MacBook Pro clássico devido ao fato de que é possível reparar o notebook ou fazer um upgrade nele manualmente, enquanto no Retina não é possível nem mesmo trocar as memórias ou o SSD. Lembrando também que o MacBook Pro clássico ainda é o único Mac disponível que tem um leitor de CD e DVD.
Aos que ainda pretendem comprar um MacBook Pro clássico ou já possuem um, não se preocupem. Apesar de não ser mais vendido, a Apple continuará oferecendo atualizações de sistema para ele. Até mesmo alguns Macs lançados em 2007 ainda suportam a versão mais recente do OS X Mavericks.
Outro dispositivo da Apple que pode estar próximo do fim é o iPad 2, sendo que este talvez será substituído já nas próximas semanas.