Após cinco meses em fase de testes, o macOS Big Sur finalmente está disponível para o público. A Apple liberou hoje (12) a atualização para o sistema operacional dos Macs que traz um visual renovado, além de novidades como widgets repaginados, Safari com tradutor, Central de Controle e mais.
O visual do macOS Big Sur ganhou mais cores e transparência, deixando-o mais parecido com o iOS e o iPadOS. Assim como no iPhone e iPad, a Dock com os ícones agora flutua na tela e todos os ícones de aplicativos foram recriados no formato do iOS.
Pela primeira vez, a Apple adicionou uma Central de Controle ao macOS, assim como os dispositivos iOS. O usuário pode ativar ou desativar o Wi-Fi, Bluetooth, AirPods, alterar o brilho da tela, volume e muito mais por meio dos novos atalhos. Além disso, a Central de Notificações ganhou os mesmos widgets do iOS 14.
Um dos aplicativos que mais passou por mudanças com o novo macOS é o Safari. Além de uma nova tela inicial, o navegador conta também com um tradutor próprio no macOS Big Sur. Basta abrir uma página em outros idiomas para que o Safari faça a tradução em questão de segundos.
Com uma mudança tão grande, a Apple finalmente mudou o número da versão do sistema operacional macOS para 11.0 — até então, o macOS estava na versão 10 desde 2001, sendo o macOS Catalina a versão 10.15.
Compatibilidade
Confira abaixo a lista com os modelos de Mac que são compatíveis com o macOS Big Sur:
- MacBook Pro de 2013 em diante
- Mac Pro de 2013 em diante
- MacBook Air de 2013 em diante
- iMac de 2014 em diante
- Mac mini de 2014 em diante
- MacBook de 2015 em diante
- iMac Pro de 2017 em diante
Atualize agora
Para atualizar o sistema, abra o aplicativo Preferências do Sistema no Mac e vá até o menu Atualização de Software. Você também pode baixar a atualização pelo link direto da Mac App Store.
Lembre-se de realizar um backup completo do Mac antes de instalar qualquer atualização do sistema operacional. Confira este artigo oficial da Apple para obter mais informações sobre o backup do computador utilizando o recurso Time Machine.