Durante seu último evento especial de 2020, a Apple confirmou que o macOS Big Sur será lançado para todos os usuários nesta quinta-feira, dia 12 de novembro. A atualização chega alguns dias antes dos novos Macs com chip M1 serem enviados aos consumidores.
A mudança mais perceptível do macOS Big Sur está no visual. A Apple repaginou todo o sistema do Mac com mais transparência, cores e profundidade, deixando-o mais parecido com o que já existe no iOS e no iPadOS. A Dock com os ícones agora flutua na tela e as janelas possuem cantos mais arredondados. Todos os ícones de aplicativos do macOS foram recriados no formato do iOS.
O macOS Big Sur possui uma Central de Controle, assim como os dispositivos iOS. Por lá, o usuário pode ativar ou desativar o Wi-Fi, Bluetooth, AirPods, alterar o brilho da tela, volume e muito mais. A Central de Notificações ganhou os mesmos widgets do iOS 14 com informações detalhadas sobre previsão do tempo, ações da bolsa e mais.
Com uma mudança tão grande, a Apple finalmente mudou o número da versão do sistema operacional macOS para 11.0 — até então, o macOS estava na versão 10 desde 2001, sendo o macOS Catalina a versão 10.15.
O macOS Big Sur estará disponível para todos os usuários a partir desta quinta-feira (12). Vale lembrar, porém, que nem todos os Macs são compatíveis. Confira abaixo a lista com os modelos suportados:
- MacBook Pro de 2013 em diante
- Mac Pro de 2013 em diante
- MacBook Air de 2013 em diante
- iMac de 2014 em diante
- Mac mini de 2014 em diante
- MacBook de 2015 em diante
- iMac Pro de 2017 em diante
Mais informações sobre o macOS Big Sur estão disponíveis no site oficial da Apple.