AppsMac

macOS Catalina remove suporte aos apps em 32 bits

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

O macOS Catalina é a próxima grande atualização do sistema operacional dos Macs. Ainda em fase de testes, a nova versão tem como principal destaque o fato de permitir a execução de apps criados para iPad no computador. Alguns usuários, porém, precisam ficar atentos com outra mudança que acompanha a atualização. Assim como no iOS, não será mais possível executar no Mac aplicativos criados em 32 bits.

A mudança já era esperada, mas ainda sim deve pegar alguns usuários de surpresa com o lançamento do MacOS Catalina para o público no final deste ano. Em um artigo de suporte, a Apple reforça que as tecnologias mais recentes são todas baseadas em 64 bits e que, por isso, o suporte para a antiga arquitetura de 32 bits seria abandonada futuramente.

Todos os Macs modernos vêm com processadores potentes de 64 bits e o macOS executa apps avançados de 64 bits, que podem acessar significativamente mais memória e permitir um desempenho muito mais rápido do sistema. A tecnologia que define a experiência atual do Mac, como a tecnologia de aceleração gráfica do Metal, funciona somente com apps de 64 bits. Para garantir que os apps que você comprar sejam tão avançados quanto o Mac que você usa para executá-los, todo futuro software do Mac precisará, em algum momento, ser de 64 bits.

Desde o macOS High Sierra, o sistema exibe um alerta para o usuário antes de executar um app desatualizado que ainda utiliza a arquitetura de 32 bits. Com o macOS Mojave, a versão mais recente disponível para os usuários no momento, os alertas se intensificaram. “Este app não funcionará em versões futuras do macOS e precisa ser atualizado para melhorar a compatibilidade.” diz a mensagem.

Neste momento, com as versões de testes do macOS Catalina, os apps em 32 bits já não funcionam mais no sistema operacional.

“O desenvolvedor deste app precisa atualizá-lo para que ele funcione com esta versão do macOS.”

Ainda deve demorar mais alguns meses para o lançamento oficial do macOS Catalina. Com isso, desenvolvedores podem atualizar seus aplicativos antes que a atualização seja disponibilizada para todos os usuários. Mesmo assim, se você utiliza algum app muito antigo que não recebe mais suporte, esteja preparado para abandoná-lo em breve — ou para não atualizar o Mac no final do ano.

No iPhone e iPad, a transição de 32 bits para 64 bits começou ainda em 2017 com o iOS 10.3. O suporte ao 32 bits foi completamente removido com o iOS 11, lançado em setembro do mesmo ano.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.