AtualizaçõesMac

macOS Catalina traz apps do iPad ao Mac

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

A Apple apresentou hoje (3) durante a abertura da WWDC 2019 o novo macOS Catalina. A próxima grande atualização do sistema operacional dos Macs oferece mais ferramentas voltadas para o uso profissional e, pela primeira vez, a possibilidade de rodar aplicativos do iPad nos computadores.

O iTunes, clássico reprodutor multimídia da Apple, deixa de existir no macOS Catalina para ser substituído por três aplicativos: Música, Podcasts e TV. A mesma experiência que já existe no iPhone e iPad agora também estará presente no Mac. O app Música permite utilizar o Apple Music e ainda sim organizar uma biblioteca offline para quem não é assinante do serviço.

Já o aplicativo Podcasts e o aplicativo TV funcionam da mesma forma como no iOS. No final do ano, com o Apple TV+, será possível assinar e assistir aos filmes e séries do serviço de streaming por meio do app para Mac.

Um novo recurso chamado “Sidecar” permite que um iPad no iOS 13 seja utilizado como monitor secundário do Mac que esteja na versão mais recente do sistema. Tudo funciona sem a necessidade de fios e os aplicativos como o Photoshop podem ser utilizados com a Apple Pencil na tela do iPad.

Para quem possui certos tipos de deficiência, o macOS Catalina apresenta uma nova forma de controlar o computador exclusivamente por meio de controle de voz. Basta dizer os comandos como “abrir fotos”, “selecionar a terceira imagem” e “compartilhar com João” para realizar as tarefas do dia a dia sem a necessidade de um teclado e mouse. Este mesmo recurso estará presente no iPhone e iPad com o iOS 13.

O Mac recebe também o aplicativo Buscar, que agora reúne tanto a parte de rastrear dispositivos quanto a interação com os amigos. Modelos mais recentes de Mac com o chip de segurança T2 podem ser bloqueados remotamente via iCloud. Vários aplicativos do sistema foram aprimorados, como é o caso do Fotos, Mail e Lembretes. Agora é possível acompanhar as estatísticas de uso do Mac como no iOS, com o “Tempo de Tela”.

O grande destaque do macOS Catalina, porém, é a possibilidade de rodar aplicativos do iPad. A partir de agora, desenvolvedores podem facilmente adaptar seus apps do iOS para que também sejam compatíveis com os computadores da Apple. A empresa demonstrou na apresentação o jogo Asphalt 9 e o Twitter do iOS sendo executados no macOS.

Compatibilidade e disponibilidade

Para executar o macOS Catalina é preciso ter um Mac que tenha sido lançado em meados de 2012 ou mais recente. Mesmo assim, certas funções do sistema são limitadas aos modelos mais novos.

O sistema ainda está em fase de testes exclusivamente com desenvolvedores e será lançado para todos em setembro deste ano. Uma versão pública de testes será liberada em julho por meio do Apple Beta Software Program.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.