Desde quando a Apple lançou a sua própria linha de processadores móveis para os iPhones, iPads e iPods touch, surgiram vários rumores comentando sobre a possibilidade de um dia a Apple utilizar esses chips no Mac. Obviamente a empresa já deve ter realizado vários testes com isso, mas até então, eles não ofereciam uma performance boa para rodar o OS X completo e seus programas pesados, algo que já mudou durante esses anos, principalmente com o chip A7 de 64-bits do iPhone 5s que consegue ser mais rápido do que um Mac para várias tarefas.
Segundo rumores divulgados pelo MacBidouille, a Apple estaria testando internamente alguns Macs com processadores ARM e uma versão alternativa do OS X totalmente compatível com essa arquitetura.
Os testes com os processadores ARM estariam focados principalmente em um suposto novo MacBook Air de 13 polegadas com tela Retina, este talvez seja lançado ainda em 2014. Kuo também afirma que os testes também estão sendo feitos em outros computadores da empresa, como no iMac e no Mac Mini, ambos teriam uma versão com o processador ARM de 4 ou 8 núcleos. Curiosamente, no início do ano surgiram alguns rumores sobre um novo MacBook similar ao Air com tela Retina.
A transição dos atuais processadores Intel teria suas vantagens e desvantagens. Ao utilizar chips ARM fabricados pela própria Apple, a integração entre o OS X e o Mac ficaria muito melhor, assim como já acontece no iPhone e no iPad. Isso também permitira que os MacBooks viessem com um melhor gerenciamento de energia, garantindo modelos com até 24 horas de bateria. Outro destaque dos supostos Macs com ARM seria o preço menor dos computadores comparado aos modelos com Intel, que no caso, devem ser mantidos caso a Apple apresente os Macs com a nova arquitetura.
O grande problema ficaria por conta da compatibilidade com todos os atuais programas do Mac, já que nenhum deles atualmente é compatível com a arquitetura ARM, o que exigiria de todos os desenvolvedores adaptarem seus programas para os novos processadores. O uso do BootCamp para instalar o Windows no Mac também seria impossível caso os processadores Intel forem abandonados do Mac.
Inicialmente, todos os Macs possuíam processadores PowerPC e apenas em 2005 a Apple fez a transição para os chips da Intel. Apesar do OS X já estar pronto para o Intel, levou algum tempo para que os programas fossem adaptados, algo que gerou muita dor de cabeça para os usuários dos novos Macs, sem contar que os antigos Macs PowerPC foram abandonados rapidamente. E este é o medo da Apple com os processadores ARM, causar uma grande confusão entre os usuários. Tudo parece estar pronto para o lançamento por parte da Apple, exceto a certeza de estarem fazendo a coisa certa.