Um dos destaques do iPhone X ao ser anunciado em 2017 foi a existência do Animoji, versão em 3D dos famosos Emojis que reproduzem os movimentos do rosto do usuário utilizando o sistema de reconhecimento facial. No ano seguinte, com o iOS 12, os aparelhos mais novos ganharam também o Memoji, que funciona de modo similar porém com personagens “humanos”. Agora, com o iOS 13, o recurso terá ainda mais destaque.
Com a nova versão do sistema operacional do iPhone e iPad é possível criar o próprio avatar com ainda mais opções de customização e, pela primeira vez, até mesmo em dispositivos mais antigos e em aplicativos de terceiros.
A Apple quer quer todos os seus consumidores possam ser representados por um Memoji. Dessa forma, as possibilidades de personalização foram ampliadas com o iOS 13. Os bonequinhos agora podem ter maquiagem, piercing, chapéu, brincos e até mesmo AirPods. A lista de tons de pele, óculos, formatos de rosto, cabelo e demais itens também cresceu com a nova versão do sistema.
Outra novidade é a chegada dos Adesivos de Memoji, que cria modelos pré-definidos para o Memoji do usuário e também faz o mesmo para os Animoji disponíveis, incluindo o leão, coelho, galinha, dragão e o unicórnio. Esses adesivos não dependem do reconhecimento facial por serem figurinhas estáticas e podem ser acessados rapidamente durante uma conversa.
Assim como o Animoji, o Memoji só estava disponível dentro do aplicativo Mensagens do iOS — ou seja, só funcionava oficialmente no iMessage. Só que, com o iOS 13, a Apple decidiu liberar o recurso para outros aplicativos. Os Adesivos de Memoji são exibidos no teclado do sistema junto aos Emojis tradicionais e podem ser inseridos em qualquer app compatível — como por exemplo o Telegram e o WhatsApp.
E como essas figurinhas não precisam da câmera TrueDepth dos iPhones e iPads mais modernos, a Apple também decidiu disponibilizar a novidade para quase todos os aparelhos no iOS 13 e iPadOS, com exceção do iPad Air 2 e iPad mini 4. Basta atualizar o dispositivo para ter os Adesivos de Memoji no iMessage e em outros apps suportados. O recurso tradicional que reproduz os movimentos continua exclusivo para aparelhos com reconhecimento facial.
Um vídeo exibido na WWDC 2019 apresentado pelas influenciadoras digitais Desi Perkins e Patrick Starrr mostra as novas opções de customização para o Memoji no iOS 13. Confira: