Outros assuntos

Morte de Steve Jobs completa três anos

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Há três anos, nesse mesmo dia, o mundo tomava conhecimento da morte de Steve Jobs, co-fundador da Apple e da Pixar, visionário que mudou o mundo e a forma que interagimos com a tecnologia.

Steve Jobs

Ainda em agosto de 2011, Jobs anunciou que deixaria a presidência da empresa, ficando apenas no conselho administrativo. Ele ainda continuou por mais dois meses, até ter falecido no dia 5 de outubro, um dia após o lançamento do iPhone 4s.

Tim Cook, atual presidente da Apple, escreveu uma carta aos funcionários da empresa em memória ao Steve Jobs.

Equipe,

Domingo marcará o terceiro aniversário do falecimento de Steve. Eu tenho certeza de que muitos de vocês estarão pensando nele nesse dia, assim como sei que eu estarei.

Espero que vocês tirem um momento para apreciar as várias formas pelas quais Steve fez nosso mundo melhor. Crianças aprendem por novos caminhos graças aos produtos com os quais ele sonhou. As pessoas mais criativas da Terra usam eles para compor sinfonias e músicas pop e escrever de tudo, de romances a poesias ou mensagens de texto. O trabalho da vida de Steve produziu a tela em que artistas agora criam obras de arte.

A visão de Steve estendeu-se tão longe nos anos em que ele esteve vivo e os valores com que ele construiu a Apple estarão sempre conosco. Muitos dos projetos e ideias que nós trabalhamos hoje começaram depois que ele morreu, mas a sua influência neles — e em todos nós — é inconfundível.

Apreciem o final de semana e obrigado por ajudar a carregar o legado de Steve para o futuro.

Tim

Em 2012, quando a morte de Steve completou um ano, a Apple publicou um vídeo em homenagem ao ex-CEO, relembrando os seus melhores feitos na empresa.

Sem dúvida alguma, Steve Jobs pode realizar seu desejo de deixar uma marca no mundo, a qual levaremos conosco por toda a eternidade com o avanço da tecnologia. Mesmo sem ele, seus princípios continuam vivos dentro da Apple e de todos os empregados que o conheceram.

“Isto é para os loucos. Os desajustados. Os rebeldes. Os criadores de caso. Os que são peças redondas nos buracos quadrados. Os que veem as coisas de forma diferente. Eles não gostam de regras. E eles não têm nenhum respeito pelo status quo. Você pode citá-los, discordar deles, glorificá-los ou difamá-los. Mas a única coisa que você não pode fazer é ignorá-los. Porque eles mudam as coisas. Eles empurram a raça humana para frente. Enquanto alguns os veem como loucos, nós vemos gênios. Porque as pessoas que são loucas o suficiente para achar que podem mudar o mundo são as que, de fato, mudam.”

Obrigado, Steve!

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.