Uma das novidades do macOS Big Sur, que ainda está em fase de testes, é a compatibilidade com vídeos em 4K HDR no Safari — o que habilitou a reprodução de vídeos em alta resolução no YouTube e também na Netflix. Os assinantes da Netflix, porém, só vão conseguir reproduzir filmes e séries em 4K em alguns modelos específicos de Mac com o chip de segurança T2.
Segundo um artigo de suporte da Netflix que foi recentemente atualizado, os conteúdos em Ultra HD (4K) exigem um Mac com o chip de segurança T2 e o macOS Big Sur instalado — além de claro, um monitor compatível com resolução 4K e tecnologia HDCP 2.2. A Netflix também exige a assinatura de um plano específico e conexão com a internet de pelo menos 25 Mbps para a reprodução em 4K.
Os requisitos deixaram alguns usuários desapontados, já que nem todo Mac possui o chip de segurança T2. Você pode conferir abaixo a lista de Macs com chip T2:
- iMac lançado em 2020
- iMac Pro
- Mac Pro lançado em 2019
- Mac mini lançado em 2018
- MacBook Air lançado em 2018 ou posterior
- MacBook Pro lançado em 2018 ou posterior
Embora Netflix não tenha detalhado a restrição, muito provavelmente a exigência do chip T2 esteja relacionada com o sistema de Gerenciamento de Direitos Digitais (DRM) dos conteúdos. Plataformas de streaming contam com vídeos criptografados para dificultar a pirataria, enquanto aqueles em resolução 4K costumam utilizar um sistema ainda mais moderno e seguro.
Infelizmente, aqueles que possuem Macs sem o chip T2 ficarão restritos ao streaming de filmes e séries em Full HD (1080p) na Netflix.
Com informações de Apple Terminal.