O AirPlay é uma tecnologia presente nos dispositivos da Apple que permite reproduzir músicas, vídeos e outros conteúdos na Apple TV, televisores e alto-falantes compatíveis por meio de conexão sem fio. Vários aplicativos como o GloboPlay e até mesmo o YouTube contam com esse recurso, mas um serviço importante anunciou nesta semana que irá abandoná-lo.
A Netflix, por meio de um artigo de suporte em seu site oficial, disse que o aplicativo para iOS não contará mais com suporte ao AirPlay da Apple. Dessa forma, os usuários estarão impossibilitados de continuar a reprodução de um filme do iPhone ou iPad na Apple TV com apenas um toque. Segundo a empresa, a decisão de retirar o recurso foi por “limitações técnicas”.
O artigo menciona que há outras formas de utilizar o Netflix na televisão, como o próprio aplicativo oficial para tvOS, Smart TVs em geral ou até mesmo com adaptador de Lightning para HDMI. De fato, o serviço de streaming deles está disponível em praticamente qualquer lugar, mas o AirPlay era muito utilizado por usuários do iOS para evitar o processo de login e busca novamente.
Faltou apenas explicarem melhor o motivo de terem removido o suporte ao AirPlay. Afirmar que existem limitações técnicas não convenceu, já que tudo funcionava normalmente até a versão anterior do aplicativo. Isso tudo parece mais uma retaliação ao fato da Apple ter anunciado o próprio serviço de filmes e séries concorrente ao Netflix do que qualquer outra coisa.
Vale lembrar também que, anteriormente, a Netflix já havia comentado que não pretende disponibilizar o catálogo de conteúdos do serviço para os usuários do aplicativo TV da Apple.