Mac

Nova geração do MacBook Pro já foi homologada pela Anatel

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Pouco mais de um mês após ter sido anunciada, a nova geração do MacBook Pro foi finalmente homologada pela Agência Nacional de Telecomunicações — ANATEL. Com a liberação dos documentos nesta semana, os computadores já estão autorizados a serem vendidos pela Apple no Brasil.

macbook-pro-2016-touch-bar-anatel-brasil

Os modelos homologados são o A1706, A1707 e A1708, sendo os dois primeiros as versões de 13 e 15 polegadas com a Touch Bar e o último a versão de 13 polegadas sem a Touch Bar. Curiosamente, assim como no registro do iPhone 7 e de outros produtos anunciados em setembro, a Apple exigiu sigilo das informações do MacBook Pro para a ANATEL — que atendeu ao pedido e não divulgou fotos ou outros detalhes dos produtos analisados.

Não se sabe ao certo o motivo da exigência por parte da Apple, porém é possível imaginar que a empresa esteja “testando” a confiabilidade da agência reguladora para dar início ao processo de homologação em produtos que sequer foram anunciados, garantindo que nada será divulgado até então. Caso esta seja a situação, alguns produtos podem começar a chegar mais cedo no Brasil futuramente.

Agora, só depende da Apple para começar a vender os novo MacBooks Pro no Brasil, algo que deve acontecer já nos próximos dias, em tempo do Natal. Vale lembrar que, apesar de ainda não serem comercializados por aqui, os preços de todos os novos modelos já foram divulgados na loja online oficial da Apple.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.